Time de melhor campanha na primeira fase do Campeonato Paranaense e escrevendo uma trajetória histórica na Copa do Brasil, o Paraná Clube tem motivos de sobra para comemorar neste começo de 2017. E se as coisas vão bem na Vila Capanema, muito se deve ao setor defensivo, que apresenta os melhores números no histórico do clube desde 2008, quando voltou à Segunda Divisão do futebol nacional.

Em 19 partidas na temporada os comandados de Wagner Lopes sofreram somente sete gols, o que dá uma média de 0,37 gol por partida, praticamente um gol a cada três jogos.
Nos últimos 10 anos, em apenas cinco temporadas o time da Vila Capanema conseguiu fechar sua participação na Copa do Brasil e no Campeonato Paranaense com uma média inferior a um gol sofrido por partida, mas ainda assim os índices são bem inferiores aos números atuais. Em 2010, por exemplo, ano com melhor registro até então, foram 18 gols contra em 24 partidas, o que dá uma média de 0,75 gol sofrido por jogo. A média é o dobro da atual.
No Estadual deste ano, em oito das 13 partidas disputadas o goleiro paranista passou ileso. Além disso, em apenas uma ocasião a meta paranista foi vazada mais de uma vez, no duelo contra o Londrina (empate em 2 a 2 n o Estádio do Café pela 9a rodada da Primeira Fase).
Na Copa do Brasil, a solidez defensiva do Paraná se faz notar ainda mais. Nas seis partidas disputadas pela competição o Tricolor sofreu apenas um gol, no empate em 1 a 1 fora de casa contra o São Bento. Nas fases seguintes, eliminou dois times de Primeira Divisão – Bahia e Vitória – sem sofrer gols (duas vitórias por 2 a 0 e um empate em 0 a 0), além de ter tirado nos pênaltis o ASA de Arapiraca, que havia eliminado o Coritiba do campeonato, após dois empates sem gols. O retrospecto anima o elenco, que faz questão de se definir como um time de operários.
Começa lá da frente, não é mérito somente da defesa. Claro que estamos sólidos ali atrás, sempre com firmeza, mas tem que dar méritos a todos do grupo. Não só quem está jogando, mas quem está treinando também, comenta o zagueiro Brock.

Sonhando alto
Depois de eliminar Bahia e Vitória, dois times de Série A, da Copa do Brasil, o Paraná se prepara para mais um desafio na competição. Nos próximos dias 10 e 24 o time paranaense mede forças com o poderoso Atlético-MG, time que conta com estrelas como Fred e Robinho. O Paraná, porém, não se intimida. Citando o Paulista de Jundiaí, campeão em 2005, Wagner Lopes acredita nas chances de sua equipe. Já provamos contra equipes de Série A que temos condições de vencê-los. Temos muito trabalho pela frente e temos de ter confiança, afirma.