No Dia Nacional de Hipertensão Arterial, amanhã, das 9 às 16 horas, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) realiza uma ação educativa na Boca Maldita, em Curitiba. As pessoas poderão fazer teste de glicose e aferição de pressão arterial. Também serão distribuídos materiais educativos para a população. O objetivo é chamar a atenção para a doença, que é responsável direta ou indiretamente, por 50% das mortes cardiovasculares no país. 

A hipertensão arterial é uma doença assintomática, age silenciosamente ao longo do tempo causando várias outras doenças, principalmente, as cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca, a insuficiência coronariana, que leva ao infarto do miocárdio e, principalmente, as doenças vasculares cerebrais, como os diversos tipos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), ressalta o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), Gerson Bredt Júnior.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) analisou 14 estudos realizados nas regiões sudeste, sul e centro-oeste do Brasil e foi constatado que o controle da hipertensão no Brasil é muito baixo, realizado somente por 10,1% a 35,5% da população, conforme a região.