A Editora Revan lança A Constituição do Comum – Antagonismo, produção de subjetividade e crise no capitalismo. A obra de Alexandre Mendes e Bruno Cava é valiosa porque organiza reflexões e hipóteses téorico-políticas elaboradas nos últimos vinte anos no circuito intelectual militante que foi definido como pós-operaísta.

 

Mais do que sistematizar a caixa de ferramentas conceituais, abre-a à verificação política pelos movimentos. Usa-a, por exemplo, na introdução, para ler o extraordinário movimento que, em 2013, inflamou as periferias e metrópoles brasileiras e pôs fim às ilusões progressistas do governo de esquerda. Ou, preferimos dizer, segundo um plano comparativo com o contexto europeu, da esquerda sans phrase.

 

O comum está no núcleo do volume, a começar pelo título. Que é o comum de que se fala? Não é uma alusão genérica, não é um bem natural a ser defendido, não é um tecnicismo jurídico. O comum põe em questão relações de produção, logo, relações de força e antagonismo. Não se trata de uma aspiração atemporal, mas de um campo de batalha historicamente determinado. Os autores o situam, também na introdução, no entrecruzamento de um ciclo curto e um ciclo longo.

 

O primeiro coincide com o que chamamos de ciclo de lutas global na crise, que começou entre 2010 e 2011 no norte da África e chegou a 2013 na Turquia e no Brasil, passando pelas praças espanholas, gregas e americanas, e cuja influência ainda se faz sentir, de diversas maneiras, no México e em Hong Kong. O ciclo longo se inicia, a seu passo, na insurreição zapatista de 1994, faz a volta ao mundo por meio do movimento contra a globalização capitalista, parece consolidar-se na década do laboratório latino-americano que, a muitos, parecia ter aberto um caminho inédito para a relação entre lutas e governos progressistas.

 

Segundo Anna Curcio e Gigi Roggero, que escreveram o prefácio, os traços do comum devem ser encontrados dentro da materialidade e ambivalência dos comportamentos de classe e das lutas, organizadas e transformadas coletivamente. Anteriormente já foi dito: recomeçar do início não significa voltar-se para atrás. Este livro nos fornece todos os elementos indispensáveis para iniciar esse percurso, a realizar-se com urgente paciência.

 

Ficha Técnica

 

Autor(es): Alexandre Mendes e Bruno Cava

ISBN: 9788571065802

Idioma: Português

Preços: R$ 65,00 (impresso)/ R$ 45,50 (e-book)

Edição: 

Encadernação: Brochura

Número de Páginas: 320

Ano de Edição: 2017