A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) foi selecionada no edital do Disney Conservation Fund (DCF), que apoia projetos de conservação da natureza. O incentivo reconhece o esforço do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, iniciativa da SPVS com parceria da Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) para preservar a população da espécie.

O Papagaio-de-cara-roxa existe apenas no Brasil, numa estreita faixa do bioma Mata Atlântica do litoral do Paraná ao litoral sul de São Paulo. O projeto começou em 1998 e, em 2014, a espécie saiu da categoria vulnerável na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente. Hoje, o Papagaio-de-cara-roxa é considerado quase ameaçado.

Disney Conservation Fund
O Disney Conservation Fund é um fundo privado com o objetivo de reverter o desaparecimento de espécies da fauna e incentivar o contato de crianças com a natureza. Desde sua concepção, em 1995, o DCF já distribuiu aproximadamente 65 milhões de dólares para apoiar programas de conservação em 115 países. Os Projetos foram selecionados para os prêmios baseado em seu esforço em estudar a vida selvagem, proteger habitats, desenvolver a conservação nas comunidades e realizar programas educacionais em ecossistemas ameaçados. Para maiores informações acesse: www.disney.com/conservation.

Curiosidades sobre os papagaios
Os papagaios moramonde existem áreas naturais conservadas. Eles reúnem-se para dormir em dormitórios coletivos, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. É possível encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano. A época de reprodução é a primavera e o verão, entre os meses de agosto a fevereiro. Nesse período os casais buscam os lugares adequados para colocarem os ovos e cuidarem de seus filhotes, que podem ser de um a quatro papagainhos, de uma só vez. Para saber mais sobre os diversos tipos de papagaios que podem ser encontrados no Brasil, acesse http://www.spvs.org.br/wp-content/uploads/downloads/2017/04/Cartilha_Papagaios-do-Brasil-2017.pdf

Mercedes começa a vender bateria para armazenar energia solar em casa
Na corrida pela popularização da energia solar em residências, a Daimler, dona da Mercedes-Benz, começou a vender suas primeiras unidades de baterias solares na Alemanha. As baterias solares são feitas com a mesma tecnologia de bateria de íons-lítio que é usada em carros híbridos da companhia. Cada bateria pode armazenar 2,5 kWh de energia e os dispositivos podem ser ampliados e conter até oito baterias para uma capacidade de 20 kWh.

Segundo a fabricante, o uso de energia solar pode aumentar em até 65% com as baterias. Além da Alemanha, a Mercedes pretende vender as unidades na Europa e Estados Unidos. No entanto, não há previsão ainda de quando chegará ao Brasil..

Final da Copa Verde terá gestão de resíduos sólidos
A Copa Verde – primeiro torneio de futebol com atividades voltadas para a sustentabilidade – terá o gerenciamento completo dos resíduos sólidos nos dois jogos de encerramento. Marcada para o dia 17 de maio, a final ocorrerá em Belém entre os times Luverdense e Paysandu e contará com a atuação de catadores para a coleta do material consumido e descartado pelos torcedores durante a partida. A gestão também ocorrerá no jogo anterior, no dia 3 de maio, em Mato Grosso.

As novidades deste ano incluem o projeto Meu Copo Eco, em que os torcedores que comprarem o utensílio nos estádios poderão entregá-lo e ter o dinheiro de volta, ao final dos jogos. Outra atração é a comercialização dos ingressos em papel semente, o que permitirá o acesso aos jogos e, posteriormente seu aproveitamento para plantio. Além disso, será feita a compensação do gás carbônico emitido com a realização dos jogos por meio do plantio de 1.122 mudas nativas, o que a caracteriza como a competição carbono zero do futebol mundial. Em sua quarta edição, a Copa Verde deste ano reuniu 18 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo.