As constantes oscilações econômicas dos últimos anos obrigaram as empresas a se remodelarem. O mercado precisou de modelos mais práticos e eficientes para se expandir. No caso das redes de franquias, este cenário ajudou na formatação dos quiosques.

O modelo virou o alvo dos empreendedores e, no ano passado, foi responsável por faturar mais de R$ 150 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Essa perfomance levou este tipo de negócio a virar uma das principais tendências de mercado, assim como os formatos mais pockets, sem diminuir o retorno financeiro.

Aliado as reformulações de proposta e layout, o setor de alimentação tem conquistado um importante espaço pelos corredores dos shoppings, assim como entre os consumidores. De acordo com dados divulgados pela ABF em fevereiro, o ramo está entre os primeiros do ranking, com crescimento anual de 8,8% nas receitas, sendo em números absolutos a área mais representativa das franquias.

Mesmo que o país venha enfrentando a crise, as operações de alimentação estão entre as menos afetadas. Isso porque independentemente de qualquer coisa, as pessoas precisam se alimentar e opções baratas são um grande atrativo, explica o gerente de franquias da Maria Açaí, Leopoldo Lazarotto, recém-inaugurada no Shopping São José, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A franquia Loucos por Churros despertou a atenção do sócio Juliano Muniz. Vim da área industrial e após uma queda grande no setor, resolvi investir no varejo. Assim, pesquisei opções na região sul que tivessem um retorno lucrativo e encontrei a Loucos por Churros, que oferece opções e sabores que fazem parte da alimentação dos brasileiros desde a infância, explica o empreendedor. Ainda segundo ele a venda, muitas vezes, é emocional e o quiosque consegue uma visibilidade muito grande dos visitantes.


OUTRAS OPÇÕES DE QUIOSQUES

Chilli Beans
Aberta em 1997, a Chilli Beans tem 15 unidades próprias e 650 franqueadas. A área mínima para a instalação de um quiosque é de 9m². O investimento necessário é a partir de R$ 150 mil. O prazo para retorno do capital investido é de 36 meses.

Contém 1g
O quiosque da rede Contém1g tem investimento inicial de R$ 142 mil. A taxa de franquia de um quiosque custa R$ 15 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 50 mil, segundo a marca. O retorno do capital investido é de 24 a 36 meses.

Empada Brasil
A marca Empada Brasil exige investimento inicial de R$ 85 mil com retorno previsto para 24 meses de funcionamento. A área mínima de uma franquia nessa modalidade é de 6 m² e é preciso ter uma equipe de três funcionários.

Fantasia
A rede Fantasia é especializada em produtos da Disney. O investimento em um quiosque é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

Fom
A Fom é especializada em acessórios e almofadas de viagem. Um quiosque de 9m² exige um investimento inicial de R$ 120 mil. A taxa de franquia custa R$ 35 mil e cada unidade fatura, em média, R$ 50 mil mês. O retorno acontece em até 24 meses.

Loja das Torcidas
A rede Loja das Torcidas vende produtos licenciados de vários times de futebol. O investimento inicial na modalidade quiosque é de R$ 145 mil reais e a taxa de franquia custa R$ 30 mil reais. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

Mestre-Cervejeiro.com
Especializada em cervejas especiais, a Mestre exige uma metragem mínima de 8m² para o quiosque. O investimento inicial para abrir um quiosque da marca é de R$ 99 mil e a taxa de franquia custa R$ 25 mil.

Morana
A rede Morana atua no segmento de acessórios femininos. O quiosque da marca tem investimento inicial de R$ 80 mil e a taxa de royalties está inclusa no produto.

Mr. Beer
A marca de cervejas especiais Mr. Beer tem três modelos de quiosques: de 4m² a 6m², 9m² e 12m². O investimento inicial para um quiosque de 4m² é de R$ 79 mil.

Nutty Bavarian
A Nutty Bavarian é uma ranquia que só atua no modelo quiosque. As operações, que vendem nozes glaceadas, precisam de investimento mínimo de R$ 95 mil.