Maio começa com mudança na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O deputado Chico Brasileiro (PSD), eleito prefeito de Foz do Iguaçu, na eleição suplementar em 2 de abril, renunciou e deixa a Casa no dia 30 para assumir o mandato. O suplente dele, o delegado Rubens Recalcatti (PSD) deve assumir a vaga já na terça-feira, 2 de maio. Ele será convocado no dia 2 e neste mesmo dia deve assumir, afirmou o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB) ontem.

A saída de Chico Brasileiro da Casa também irá afetar a composição de seis comissões parlamentares das quais hoje ele faz parte. São elas Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Comissão de Cultura, Comissão de Defesa do Consumidor, Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, Comissão de Turismo, Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais.
De acordo com o presidente da Casa, a saída dele não deverá alterar muito o peso dos partidos nas comissões. A vaga dentro delas é do partido, no caso do PSD, e o mais provável é que o deputado Ney Leprevost assuma essas vagas, disse.
Para o governo, a saída de Chico Brasileiro é avaliada como positiva nos bastidores da Assembleia. Mesmo pertencendo ao partido de apoio a liderança governista na Casa, o parlamentar era conhecido por manter uma postura um pouco mais independente. Já de Recalcatti é esperado uma posição mais alinhada com a liderança do governo, exercida pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).
O delegado Rubens Recalcatti (PSD) é réu por um assassinato ocorrido na Região Metropolitana de Curitiba. O delegado e outros sete policiais respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, crueldade e sem chance de defesa da vítima), abuso de autoridade e fraude processual. Eles são réus por envolvimento na morte de Ricardo Geffer, no dia 28 abril de 2015, em Rio Branco do Sul, na RMC. O delegado chegou a ser preso duas vezes durante as investigações do caso. Recalcatti nega as acusações.
Nas eleições parlamentares, em 2014, Recalcatti conquistou 40.358 eleitores e ficou a 10 votos de ser eleito diretamente para a Assembleia. Assume agora como suplente a vaga de deputado estadual pelo PSD na Assembleia Legislativa do Paraná.