O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou ontem que o texto final da reforma da Previdência foi construído de forma negociada com todos os partidos e que será aprovado em Plenário. Quando tiverem condição de analisar com cuidado o texto, os deputados vão se se sentir parte de uma proposta que avança na reforma, avaliou o presidente.
Rodrigo Maia reuniu-se ontem, na residência oficial da Câmara, com o presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, 12 governadores, 3 vice-governadores, ministros de estado e deputados da base do governo.
O encontro, de acordo com o presidente da Câmara, serviu para que os governadores conhecessem o relatório do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). O clima da reunião foi muito positivo, pois todos sabem da importância que a reforma da Previdência tem. Os governadores estão sofrendo com a questão previdenciária nos seus estados. Todos sabem, base e oposição, que a Previdência precisa ter uma solução, afirmou o presidente. Questionado pela imprensa sobre a decisão da Executiva Nacional do PSB de orientar seus parlamentares a votar contra as reformas trabalhista e previdenciária, Maia acredita que o partido, que faz parte da base do governo, vai avaliar com cuidado essa decisão. Ele disse ainda que governadores do PSB – como o de Pernambuco, Paulo Câmara – são favoráveis às propostas do governo. Segundo Rodrigo Maia, o governo conseguirá aprovar a reforma da Previdência no Plenário. Quem disse que a gente não vai ter votos no dia 8? , questionou.