Nesta quinta-feira, a partir das 22h50, a Band estreia Era Uma Vez Uma História, uma série em quatro episódios semanais apresentada por Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz. Para Stulbach, atualmente vivendo o Eugênio de A Força do Querer, na Globo, esse trabalho representou o fechamento de um ciclo na Bandeirantes. Ao ser convidado para assumir o CQC no lugar de Marcelo Tas, o pacote da negociação incluiu a criação de um núcleo de dramaturgia e Era uma vez… foi o único resultado disso. Combinando dramaturgia, documentário e entretenimento, a proposta do programa é contar como foram os anos que culminaram com o Brasil independente; da chegada da família real ao Rio de Janeiro até a Proclamação da República. Adorei fazer a série e a presença da Lilia Schwarcz foi fundamental. Todo o texto foi supervisionado por ela para que fosse o mais correto possível. Aprendi muito. Vamos falar sobre a história do Brasil de maneira divertida e esclarecedora como nunca foi mostrado em televisão aberta, declara Stulbach. O fato de esse trabalho, futuramente, também poder chegar às escolas motivou ainda mais a equipe: Ficamos  mais cuidadoso com o conteúdo e tenho certeza que as pessoas vão se divertir muito e se informar, finaliza o ator.         


TV Tudo

Outra estreia
A propósito da Band, vale informar que também no dia de hoje, às 22h10, vai acontecer a estreia de Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, já mostrado na televisão paga. O reality coloca frente a frente investidores e empreendedores que buscam alavancar seus negócios.

Fonte segura
Com toda segurança é possível afirmar que a Globo está na expectativa, acompanhando à distância o desenrolar da negociação com a Simba, joint-venture formada por Record, Rede TV! e SBT. Ao fim de tudo será a vez de ela, Globo, renegociar com as operadoras de TV paga.

Não vai pagar
Na terça-feira, José Félix, presidente do grupo América Móvil – que controla a Claro, afirmou que a operadora não vai pagar para ter canal aberto em sua programação. Descartou por completo a hipótese de colocar na conta do assinante a queda de braço com a Simba. Lembrou ainda que o Brasil passa por uma séria crise econômica que também afeta o mercado de TV paga. O setor está estagnado. 

Curiosamente…
O Jornal da Record, na mesma terça-feira, com trabalho do repórter Fábio Menegatti, exibiu uma reportagem sobre prejuízos acumulados por empresas de telefonia móvel e reclamações de consumidores. Mas como alvo, a Claro e o seu rombo de mais de R$ 700 milhões. 

Globo/Ramón Vasconcelos

Tá na moda
A Globo exibe nesta quinta o segundo capítulo de Vade Retro. No roteiro, Abel (Tony Ramos) tenta convencer a mulher, Lucy (Maria Luísa Mendonça), a subornar a secretária da advogada Celeste (Monica Iozzi). Se você estiver me enganando, vou lá e conto tudo que eu sei. Faço delação premiada!, ameaça Lucy. Mais atual do que nunca!

Prêmios
A cobertura realizada pelo SporTV durante os Jogos Olímpicos do Rio foi destaque, terça-feira, no Festival de Filme e Televisão de Nova York (NYF). O canal conquistou seis prêmios pelo trabalho. Foram duas medalhas de prata e seis de bronze, em categorias como cobertura online, transmissão, uso da tecnologia, estúdio, vinhetas e arte. O SporTV foi indicado como finalista em 14 categorias.

Divulgação

Futebol
A Rede TV! se prepara para dar início a mais um ano de transmissões da série B. Mestre Silvio Luiz, que acaba de completar 65 anos de carreira, será o responsável pela narração dos jogos, já a partir do próximo dia 13. Jogos aos sábados, às 16h30, com comentários de Juarez Soares.

Acertando
Em relação ao Tô de Graça, novo trabalho de Rodrigo Sant’anna para o Multishow, o programa terá 20 episódios e as gravações começam em agosto. É mais uma parceria entre o canal e a Globo como acontece com Os Suburbanos. Na série, com estreia prevista para outubro, o  Rodrigo interpreta a Dona Graça, uma mãezona de 13 filhos que ganha a vida catando latinhas. 

Dez por cento
Se nada mudar até lá, Maiara & Maraisa se apresentarão na estreia do Conversa com Bial, próxima terça-feira na Globo. Também gravaram participação no programa o ator Rodrigo Santoro e o dr. Drauzio Varella, mas ainda não se sabe quando essas entrevistas irão ao ar.

Tem data
A cerimônia de entrega do 60º Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) vai acontecer no próximo dia 15, às 19h30, no Theatro Municipal de São Paulo.

Novo comando
O programa BBQ Brasil – Churrasco na Brasa vai voltar à grade do SBT, mas agora comandado por Chris Flores. Ticiana Villas Boas, por sua vez, seguirá com o Duelo de Mães e Bake Off Brasil – Mão na Massa. 


Bate – Rebate 

  • Sumida da TV, Dig Dutra foi chamada para A Força do Querer…
  • …Começa a aparecer nos capítulos da próxima semana, como amiga de Nonato (Silvero Pereira).
  • Claudia Leitte foi para a galera durante as gravações do Luciana By Night segunda…
  • …Abraçou o pessoal da plateia, tirou fotos, se divertiu…
  • …Enfim, foi desnecessário mesmo o tal cordão de isolamento. A entrevista será exibida em maio.
  • Yan Boechat, a serviço da Band, acompanha a visita do Papa Francisco ao Egito.
  • Raul Dias Filho esteve em Roraima para gravar reportagem especial para o Domingo Espetacular, da Record…
  • … No próximo domingo, o programa relembra o massacre de 33 detentos na Penitência Agrícola de Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista, em Roraima.
  • Dia 3, às 22h, o Lifetime Movies estreia O Assassino Happy Face, baseado em fatos reais…
  • É a história de Keith Jesperson (David Arquette), um caminhoneiro que de 1990 a 1995 atravessou os Estados Unidos assassinando ao menos oito mulheres.

C’est fini 

A Globo promete não medir esforços na produção do especial em homenagem ao centenário de Chacrinha, que vai ao ar em setembro. Especialmente para os números musicais do programa, foram convidados Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Fábio Junior e Luan Santana. Stepan Nercessian interpretará o Velho Guerreiro. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!