O Paraná Clube dá início nesta quarta-feira (26) à sua intertemporada, visando as sequências da Copa do Brasil e da Primeira Liga e o início do Campeonato Brasileiro da Série B. Serão catorze dias de preparação antes do primeiro confronto com o Atlético Mineiro, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O jogo será no dia 10 de maio, às 21h45, na Vila Capanema. A comissão técnica pretende utilizar este período para fazer os ajustes necessários no grupo, tanto no aspecto físico quanto no plano técnico-tático.

Os primeiros dias serão voltados à readequação física do grupo, sob o comando de Rodrigo Rezende. O preparador físico paranista faz uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido até aqui, na disputa dos 22 jogos oficiais realizados. Na temporada, 32 jogadores foram utilizados pelo técnico Wagner Lopes, que em vários momentos – em especial durante o acúmulo de jogos do Paranaense e da Primeira Liga – recorreu a uma equipe alternativa para evitar sobrecargas.

O saldo foi positivo. Tivemos um time sempre competitivo, com força física, e fechamos este primeiro ciclo com um baixo índice de lesões neste quadrimestre, comentou Rodrigo. Todas as nossas atividades – treinos e jogos – são monitoradas. A partir desses números, direcionamos os treinos e até mesmo a utilização de determinado jogador em alguns jogos, destacou. Rodrigo Rezende, aliás, na semana passada foi homenageado na Assembleia Legislativa pelos trabalhos de relevância à educação física do Estado do Paraná.

Após os cinco dias de descanso, o preparador físico está com o pensamento voltado para a intertemporada, que, na sua avaliação, é bem diferente da pré-temporada. Agora, já conhecemos boa parte dos atletas e o trabalho pode ser direcionado de forma mais específica, explicou. Rodrigo Rezende traça três pontos fundamentais para a preparação física, visando a sequência da temporada 2017. O primeiro passo é recuperar e fortalecer aqueles jogadores que tiveram um maior volume de jogos. Também faremos uma avaliação dos atletas de uma forma geral. E, por último, temos que ter muito critério na integração dos novos jogadores, que eventualmente chegarão para a disputa do Brasileiro, concluiu.