O Coritiba arrecadou R$ 3,7 milhões com planos de sócios em 2016 na comparação com 2015. Os dados fazem parte do balanço anual de 2016, divulgado nessa semana. Em 2015, o clube recebeu R$ 21,7 milhões dos sócios. Em 2016, apenas R$ 18 milhões.

No entanto, o Coxa acabou compensando essa fuga de sócios. Em 2015, arrecadou R$ 7,7 milhões em bilheterias. Em 2016, esse valor subiu para R$ 10,9 milhões. Ou seja, vendeu R$ 3,2 milhões a mais em ingressos, na comparação entre um ano e outro.

Segundo o Portal da Transparência do Coritiba, o número de sócios atual é de 14 mil. Esse número oscilou entre 13 mil e 16 mil durante 2016. Em 2015, esse número chegou à casa dos 20 mil.

Um aumento significativo nas receitas do Coritiba, de 2015 para 2016, foi a venda de direitos de transmissão de TV. Em 2015, o clube recebeu R$ 37,9 milhões de cotas de televisionamento. Em 2016, esse valor chegou a R$ 57,2 milhões. Uma das explicações para esse aumento foi a boa campanha na Copa Sul-Americana, que rendeu R$ 3,7 milhões em cotas, e o novo contrato para a transmissão do Brasileirão.

Outra receita que aumentou foi a venda de atletas. Em 2015, o Coritiba arrecadou R$ 5,1 milhões com as saídas de jogadores. Em 2016, o valor subiu para R$ 8,5 milhões – principalmente com as vendas de Kazim para o Corinthians, de Raphael Veiga para o Palmeiras e de Ceará para o Internacional.

No aspecto geral do balanço, o Coritiba segue com dificuldades financeiras. Em 2015, fechou o ano com déficit de R$ 16,4 milhões. Em 2016, acabou com déficit de R$ 11 milhões.

Os gastos com futebol aumentaram de um ano para outro. Em 2015, o clube investiu R$ 57,6 milhões nesse departamento. Em 2016, esse valor aumentou para R$ 64,8 milhões.