A Data, fornecedora de soluções antivírus, representada no Brasil pela FirstSecurity, identificou mais de 7,4 milhões de novas ameaças circulando em todo o mundo no primeiro trimestre do ano, o que representa um novo malware criado a cada 4 segundos. Somente no primeiro trimestre de 2017, o ransomware — que criptografia arquivos e que exige pagamento de resgate para liberação do acesso — alcançou o mesmo volume ao longo do segundo semestre de 2016 e continua a causar estragos graves sobre as empresas e usuários domésticos. O oposto acontece com adware, que no primeiro trimestre de 2017 reuniu 14% de todas as novas ameaças identificadas pela G Data, mas cujos efeitos são muito menos dramáticos que o sequestrador de arquivos.


As dicas do especialista

Apagar o seu rastro digital: o usuário deve eliminar os cookies e seu histórico de navegação relacionadas ao uso de arquivos de Internet.
Apagar as contas de usuários desatualizadas: as contas que não se usa mais é melhor serem apagadas.
Privacidade de suas redes sociais: o usuário deve separar um tempo para rever as suas opções de privacidade nas redes sociais.
Atualização constante:  software antigo e obsoleto é porta de entrada para vírus de computador e as atualizações devem ser automáticas.
Faxina geral programada: arquivos inúteis e duplicados podem ser presa fácil para os códigos maliciosos.
Senhas fracas: o usuário nunca salvar as senhas no navegador.
Backup todo dia: ataques de ransomware deixaram claro que as informações armazenadas no computador podem confiscadas e perdidas.
Apps só a partir de fontes oficiais: o usuário deve apenas baixar aplicativos móveis de fontes seguras e oficiais como Google Play e Apple Play


Minecraft na cabeça

Segundo uma pesquisa feita pela plataforma Stilingue, Minecraft é o jogo mais comentado da Internet. com 40% das menções, o jogo de construção ficou na frente de Clash of Clans (22%), depois Counter-Strike: Global Offensive (11%), Overwatch (8%), League of Legends (7%), Pokémon GO (7%), Yu-Gi-Oh! Duel Links (3%) e World of Warcraft (2%). O levantamento captou, entre os dias 14 de março e 12 de abril, mais de 240 mil menções espontâneas dentro de redes sociais, sites de notícias, blogs pessoais e comentários em blogs. O estudo constatou que o público que mais gerou conteúdo durante o período foi o masculino (83%), seguido das mulheres (16%) e por fim as marcas (1%).


Biblioteca de Apps

Music Mate acha videoclipes
A dica de hoje é o Music Mate, um aplicativo que ajuda você a encontrar clipes de suas músicas favoritas. Basta instalar o app para que ele rode junto de seu aplicativo de áudio preferido; depois disso, é só clicar no ícone do programa para que ele traga o clipe oficial daquela música no YouTube – com direito até a dados da banda e dicas do que ouvir.



Bizarro na rede

Sacos de dormir esquisitos
Com o frio chegando, os sacos de dormir aparecem. O site Oddee tem mais esquisito que outro. Veja lá: www.oddee.com