O Atlético Paranaense venceu o Flamengo por 2 a 1 nessa quarta-feira (dia 26) à noite, na Arena da Baixada, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Com esse resultado, o grupo 4 agora tem a seguinte classificação: Atlético (7 pontos), Flamengo (6 pontos), U.Catolica (5) e San Lorenzo (4). Nas últimas duas rodadas, o time paranaense pega o San Lorenzo em Curitiba e o U.Catolica no Chile.

O resultado ampliou a freguesia do Atlético sobre o Flamengo na Arena. O time carioca só venceu o Furacão uma vez na Arena, desde a inauguração em 1999. Nos demais confrontos, foram 12 vitórias do time paranaense e quatro empates.

Clique aqui para ver as notas para os jogadores do Atlético.

O jogo registrou o maior público do ano na Arena da Baixada, com 33.463 pagantes. Antes, a melhor marca tinha ocorrido contra o U.Catolica, com 24.118 pagantes. O recorde do Atlético desde 2014, quando a Arena foi reinaugurada, foi contra o Flamengo no Brasileirão de 2016, com 35.396 pagantes.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

FATOR CAMPO
O Atlético não perde na Arena da Baixada há oito meses – a última derrota foi em agosto de 2016, para o Grêmio, pela Copa do Brasil. Desde então, foram 21 jogos no estádio, com 14 vitórias do Furacão e sete empates.

AUTUORI
O técnico Autuori completou 80 jogos no Atlético, com 34 vitórias, 20 empates e 26 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Atlético não tinha Pablo, Jonathan e Carlos Alberto, lesionados. O zagueiro Zé Ivaldo foi improvisado na lateral-direito, já que Jonathan é o único jogador dessa posição inscrito na Libertadores. Gedoz e Grafite começaram no banco. O esquema foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre. O Flamengo não tinha Everton, Berrío e Diego.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com domínio do Atlético, que trabalhava bem a bola pelo meio e conseguia empurrar o Flamengo inteiro para o campo de defesa. Já aos 7 minutos, bola na trave, em chute de Nikão. O time carioca reagiu rápido e criou três chances em três minutos, entre os 10 e os 12 minutos. Depois disso, as duas equipes organizaram a marcação e o jogo ficou equilibrado. A bola parada acabou fazendo a diferença. Aos 36, Rossetto cobrou falta, lançando para área. Thiago Heleno cabeceou por cobertura e fez 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
Aos 4 minutos do 2º, Lucho saiu lesionado. Entrou Felipe Gedoz. O jogo seguiu equilibrado, mas com o Flamengo atacando mais. Aos 20, Autuori tirou Coutinho e colocou João Pedro. O time carioca ficou mais ofensivo aos 25, com duas substituições. Saíram o volante Rômulo e o lateral Renê. E entraram os atacantes Matheus Sávio e Leandro Damião. O Flamengo passou a levar muito perigo nas bolas altas. Aos 38, Autuori colocou o zagueiro Wanderson e tirou o volante Rossetto. Aos 42, o Atlético fez 2 a 0, em contra-ataque puxado por Eduardo da Silva e finalizado por Gedoz. Aos 44, o Flamengo diminuiu para 2 a 1, após escanteio.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Atlético teve 47% de posse de bola, 10 finalizações (5 certas e 1 na trave), 86% de precisão nos passes e 1 escanteio. O Flamengo somou 16 finalizações (9 certas e 1 na trave), 91% de precisão nos passes e 7 escanteios. Os dados são do site oficial da Conmebol.

ATLÉTICO 2 x 1 FLAMENGO
Atlético: Weverton; Zé Ivaldo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Rossetto (Wanderson), Nikão, Lucho (Gedoz) e Douglas Coutinho (João Pedro); Eduardo da Silva. Técnico: Paulo Autuori
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Rafael Vaz, Réver e Renê (Matheus Sávio); Rômulo (Leandro Damião), Márcio Araújo (Mancuello), Willian Arão, Gabriel e Trauco; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo
Gols: Thiago Heleno (36-1º), Gedoz (42-2º) e Willian Arão (44-2º)
Cartões amarelos: Guerrero, Rafael Vaz (F)
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Público: 33.463 pagantes (36.519 total)
Renda: R$ 1.588.815,00
Local: Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Otávio tromba e leva a bola ao ataque. Nikão tromba, invade a área e chuta na trave.
10 – Arão cruza rasteiro da ponta-direita. Guerrero chuta, mas Thiago Heleno trava.
11 – Gabriel cruza da direita. Rômulo sobe mais que Thiago Heleno e cabeceia perto, ao lado.
12 – A defesa falha. Guerrero entra livre e chuta na saída de Weverton. A bola vai ao lado.
21 – Trauco aproveita rebote na área e chuta. Weverton segura.
36 – Gol do Atlético. Falta no meio-campo. Rossetto lança para a área. Thiago Heleno cabeceia por cobertura. Alex Muralha tromba com Eduardo da Silva. A bola entra.

Segundo tempo
1 – Guerrero faz o pivô e ajeita para Pará, que chuta forte. Weverton defende.
6 – Arão chuta de fora da área e acerta o centro. Weverton segura.
10 – Eduardo da Silva chuta de fora da área. Muralha espalma no canto.
26 – Matheus Sávio cruza rasteiro, da esquerda. Leandro Damião se atira, mas não alcança a bola.
28 – Nikão chuta de fora da área. Muralha segura.
29 – Cruzamento. Damião cabeceia no travessão. No rebote, Guerrero cabeceia para o chão. Weverton defende.
32 – Guerrero chuta de fora da área. Weverton segura.
35 – Trauco cruza. Weverton falha. Com o gol vazio, Damião cabeceia sobre o gol.
38 – Arão cruza. Gabriel entra livre e chuta para fora.
39 – Contra-ataque. João Pedro rola para Gedoz, que chuta para longe.
40 – Otávio chuta de fora da área. A bola passa perto.
42 – Gol do Atlético. Eduardo da Silva dispara na ponta-direita e cruza na medida para Gedoz, livre, chutar.
44 – Gol do Flamengo. Escanteio. A defesa falha. Willian Arão completa quase dentro do gol.