SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A chegada do atacante Willian, 30, ao Palmeiras aconteceu como um negócio de oportunidade. Desanimados com o andamento das negociações com o Atlético Nacional (COL) pelo badalado Borja, os dirigentes decidiram contratar Willian para que o time tivesse mais uma opção ofensiva com velocidade. Pouco depois, Borja voltou a surgir como possibilidade e foi contratado por mais de R$ 30 milhões pela patrocinadora Crefisa.
Por uma ironia do destino, Willian, acostumado a ser coadjuvante nas equipes que passa, decidiu virar protagonista no time alviverde.
Nesta quarta (26), entrou no segundo tempo e anotou dois gols na virada palmeirense por 3 a 2 contra o Peñarol no Uruguai. Ele é o artilheiro do time na temporada, com oito gols marcados, o dobro em relação a Borja.
Pressionado pela desclassificação no Paulista, o técnico Eduardo Baptista tentou inovar e escalou três zagueiros de ofício no time titular pela primeira vez. Debaixo de críticas, recuou o time.
Desacostumados com o esquema,Edu Dracena, Mina e Vitor Hugo erraram diversas vezes no posicionamento; o meio de campo pouco criou e deixou isolados os atacantes Borja e Róger Guedes. Tudo deu errado, e o time saiu para o intervalo com desvantagem de 2 a 0 no placar.
Baptista, então, voltou ao habitual 4-1-4-1 no segundo tempo e colocou Willian, que “salvou a pele” do treinador.
Aos 4 min, deu chapéu em adversário e acertou chute no ângulo, dando início à reação. Aos 17, Mina cabeceou cruzamento de longa distância e empatou o placar.
Dez minutos depois, Willian recebeu passe e, sem goleiro, sacramentou a virada. O lateral Jean foi autor das três assistências para gol.
Com o resultado, o Palmeiras chegou a dez pontos e praticamente garantiu a classificação para a próxima fase. Jorge Wilstermann (6), Tucumán (4) e Peñarol (3) também brigam por uma vaga nas oitavas de final. O Palmeiras enfrenta o Wilstermann na próxima quarta (3), na Bolívia.
Ao fim do jogo, jogadores das duas equipes trocaram agressões. Willian e Prass ficaram machucados levemente e Felipe Melo deu um soco em um atleta do Peñarol.
Nas arquibancadas, torcedores uruguaios tentaram invadir o setor em que estavam os palmeirenses e atiraram objetos como latas de lixo e pedaços de metal.

Local: estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, Uruguai
Juiz: Roddy Zambrano Olmedo (EQU)
Cartões amarelos: Nandez e Alex Silva (PEÑAROL); Felipe Melo, Edu Dracena e MIguel Borja (PALMEIRAS)

Gols:
PEÑAROL: Affonso, aos 12, e Junior Arias, aos 39min do primeiro tempo
PALMEIRAS: Willian, aos 4, Yerry Mina, aos 17, e Willian de novo aos 27min da segunda etapa

PEÑAROL
Guruceaga; Petryk (Rossi), Quintana, Villalba e Hernández; Alex Silva (Ángel Rodríguez), Nandez, Novick (Dibble), Cristian Rodríguez; Junior Arias e Affonso. Técnico: Leonardo Ramos

PALMEIRAS
Fernando Prass; Yerry Mina, Edu Dracena e Vitor Hugo; Jean, Felipe Melo, Guerra e Egídio; Michel Bastos; Róger Guedes (Keno) e Miguel Borja. Técnico: Eduardo Baptista