SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Vunesp, entidade responsável pelo vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), recebe até esta sexta-feira (28) as inscrições para o vestibular de meio de ano. Ao todo, a universidade oferece 360 vagas em nove cursos com início das aulas previsto para o segundo semestre.
Os interessados devem realizar a inscrição, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, até as 16h (horário de Brasília) de sexta. Após se inscrever, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que este ano é de R$ 170.
Os cursos no vestibular de meio de ano são: as engenharias agronômica (Ilha Solteira e Registro), ambiental (Sorocaba), aeronáutica (São João da Boa Vista), civil (Ilha Solteira), de controle e automação (Sorocaba), de produção (Bauru), elétrica (Ilha Solteira) e mecânica (Ilha Solteira).
Em 2016, o vestibular de meio de ano teve 13.763 inscritos, sendo 5.259 treineiros. O curso mais disputado na ocasião foi Engenharia de Produção, com 35,3 candidatos por vaga.
PROVA
A primeira fase do exame será realizada no dia 14 de maio em Bauru, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. A lista com os locais de exame será divulgada no dia 5 de maio no site da Vunesp. Confira o Manual do Candidato.
O candidato também poderá obter informação sobre o local de prova pela central de atendimento, o Disque Vunesp: (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 20h. A Vunesp reforça que não haverá envio da convocação pelos correios ou por quaisquer outros meios.
A prova de conhecimentos gerais será composta por 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: “linguagens e códigos” (que engloba língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), “ciências humanas” (história, geografia, filosofia e sociologia) e “ciências da natureza e matemática” (biologia, física, matemática e química). A prova terá duração de quatro horas e trinta minutos.
Nos dias 10 e 11 de junho, os candidatos selecionados realizarão a segunda fase do exame, com quatro horas e meia de duração cada dia. No primeiro, os estudantes responderão a 24 questões, sendo 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática. No segundo dia, eles farão uma redação e responderão a 12 questões de linguagens e códigos.
A lista de classificação geral, composta por todos os candidatos classificados será divulgada no dia 10 de julho. O candidato cujo nome constar na lista geral deverá confirmar seu interesse pela vaga no site da Vunesp, das 10h do dia 10 de julho até as 16h do dia 11.
O candidato que não confirmar será considerado desistente do processo e não será convocado para matrícula virtual. A primeira chamada será divulgada no dia 13 de julho. As demais chamadas serão nos dias 17, 20, 24 e 27 de julho.