A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante na manhã desta quinta-feira (27) um advogado por uso de documento falso em Laranjeiras do Sul, na região centro-sul do Paraná.

Presidente de uma comissão da seccional de Cascavel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o homem, que transitava pela BR-277 a bordo de um automóvel Hyundai Veloster, apresentou aos agentes da PRF uma carteira de habilitação com indícios de falsificação.

Após consulta aos sistemas, os policiais rodoviários federais constataram que a data de vencimento da carteira havia sido modificada, de ‘2016’ para ‘2019’.

Após receber voz do prisão, o advogado, de 35 anos de idade, acabou por admitir à equipe da PRF que recortou e colou o número ‘6’ no documento, na posição invertida.

O prontuário do advogado junto ao Detran mostra que ele teve a carteira de habilitação cassada por dois anos –prazo que ainda sequer começou a cumprir– por ter sido flagrado dirigindo com o documento suspenso, em meados de 2010.

Além dessa suspensão, ele tem pendentes outros quatro processos de suspensão do direito de dirigir, todos por ultrapassar o limite de 20 pontos em períodos de 12 meses.

Desde 2010, ele acumula pelo menos 26 infrações de trânsito, a maioria delas (14) por excesso de velocidade. Outras cinco foram emitidas por avanço de sinal vermelho de semáforos, três por uso de telefone celular, três por estacionamento irregular e uma por dirigir com a habilitação suspensa.

A PRF encaminhou o advogado preso para a Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava.