É natural que, pela força que têm, exista uma cobrança sempre maior na perfeição, correção e qualidade das novelas. Algo que tem levado os autores da teledramaturgia a se valerem, cada vez menos, do uso da licença dramática, que os permite em algumas ocasiões deixar a coerência e mesmo a verdade histórica um pouco de lado, para se aproximar cada vez mais dos acontecimentos que, em geral, marcam o nosso cotidiano. Em A Força do Querer, novela ambientada em uma localidade qualquer do norte do país, entre o Pará e regiões da Amazônia, parte do público vem encontrando dificuldades de aceitar, por exemplo, a personagem da Isis Valverde, Ritinha, repetir expressões como ôxenti, ôxi, além de outras típicas do Nordeste, nada usuais em Belém, Santarém ou lugares vizinhos dali. Também não pode ser considerado incorreto miscigenar termos na segunda pessoa do singular, como “tu vais, tu vens e tu me dissestes”, mas há um erro geográfico, por não ser usual, colocar tais palavras na boca de quem é natural do Norte ou Nordeste. Assim como soa estranho Luci Pereira repetir visse, a todo o momento. Uma expressão muito mais fácil de ouvir perto do Busto de Gentil Cardoso, em Cratéus, no Ceará, do que no Ver-o-Peso, de Belém. Nada que altere o resultado ou rumo dramático do trabalho, mas que também não custa nada ser acertado.


TV Tudo 

Na ativa
Silvio de Abreu está retornando das férias e reassumindo o comando da teledramaturgia da Globo. Alias, neste domingo, ao contrário do passado, quando entrou de Nova York, ele agora já estará ao lado da Claudia Raia e Miguel Falabella, compondo o júri do Show dos Famosos.

Pedra de tropeço
Uma mais – até por causa da briga com as operadoras, outras menos, abril está sendo um mês especialmente difícil para as emissoras. Já foram dois e agora será mais um final de semana prolongado pela frente. O número de ligados sempre cai muito em períodos do tipo.

Caos
A Ordem do Caos…Ou, curta-metragem em que Maria Casadevall trabalhou como produtora e atriz, será apresentado no Festival de Cannes. O evento vai acontecer entre os próximos dias 17 e 28. Se a agenda permitir, ela certamente estará lá.

Voltando
Longe das novelas desde Flor do Caribe, de 2013, Bete Mendes fechou uma participação em Tempo de Amar, a próxima das 18, na Globo, escrita por Alcides Nogueira. Vai fazer uma freira. Papel que ela já conhece de outros trabalhos.

Cerimônia fechada
Além dos familiares e amigos mais próximos de um e de outro, ninguém mais foi convidado para o casamento de Patrícia Abravanel e Fábio Faria, neste sábado, na casa do Silvio Santos. A revista Caras terá exclusividade para publicar o material de um fotógrafo contratado. A presença da imprensa não será permitida.

Conversa a sós
Na quinta-feira da semana passada, Rachel Sheherazade não apareceu para apresentar o SBT Brasil e teve que ser substituída por Carol Aguaidas. Em uma conversa com o diretor de jornalismo, José Occhiuso, Rachel informou que teve um sério problema particular de última hora. Caso contornado.

Segredo em cima
Na Record nada ainda é falado sobre o próximo trabalho da Xuxa. Como comunicação oficial, já existe um formato escolhido, mas com a mesma segurança se pode afirmar que nenhuma outra providência foi tomada até agora para viabilizar sua exibição este ano.

Outra possibilidade
É possível que o trabalho da Xuxa na Record, daqui em diante, em vez de um programa semanal, se resuma ao Dancing Brasil, que tem apresentado retorno dos mais interessantes. Aliás, na última segunda-feira, o trabalho dela foi acompanhado de perto, nos bastidores, pelo executivo da BBC, Norman Lockar.

Globo/Maurício Fidalgo

Camareira
Nanda Costa volta às novelas da Globo como a camareira Sandra Helena de Pega Ladrão, a próxima novela das 19h. Na história de Claudia Souto, ela integra um quarteto de ladrões e vê a sua vida mudar após o assalto de 40 milhões de dólares do cofre do Carioca Palace Hotel, onde trabalha.

Dia difícil
Todas as TVs viveram uma quinta-feira de quebra-cabeças, por causa da greve marcada para o dia de hoje. Primeiro em função da cobertura, que será necessário, e depois para encontrar meios de fazer seu pessoal chegar aos postos de trabalho.


Bate – Rebate 

  • Claudia Leitte passou toda essa semana fazendo televisão em São Paulo…
  • … Na quarta-feira, ela gravou com a Eliana no SBT.
  • O Outro Lado do Paraíso, novela de Walcyr Carrasco, substituta de A Força do Querer, está pronta para dar início aos trabalhos…
  • … Se tudo correr como a Globo espera, a sua estreia será em 23 de outubro…
  • … A equipe do diretor Mauro Mendonça Filho já tem escolhidas as locações no estado do Tocantins.
  • Mesmo com toda essa encrenca com as operadoras, a Record está mantendo as suas próximas estreias…
  • … No entanto, este desligamento é um caso que dividiu a Record em duas…
  • … E a cada dia, percebe-se, é maior o grupo dos descontentes…
  • … Há casos de programas com perdas de 50% das suas audiências…
  • … O Domingo Show, do Geraldo Luís, por exemplo, é um desses.
  • Na Record dão como certa a volta do MC Gui, no Dancing Brasil, de segunda-feira, recuperado de um problema muscular.

C´est fini 

Salvo qualquer mudança de planos, a final ao vivo do Power Couple na Record acontecerá no dia 15 de junho. Como cai no feriado de Corpus Christi, fica desde já essa dúvida.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!