SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente americano Barack Obama afirmou que hoje o Obamacare é mais popular que Donald Trump, o atual mandatário dos Estados Unidos.
“O Affordable Care Act (nome da lei que instituiu o Obamacare) nunca foi tão popular e é mais popular que o atual presidente”, disse Obama nesta quinta-feira (27), em uma palestra fechada à imprensa realizada pela rede de TV A&E, segundo uma fonte que parafraseou a afirmação à CNN.
Trump é aprovado por 44% dos americanos, segundo pesquisa CNN/ORC divulgada nesta semana. É o mais baixo índice de um presidente próximo ao seu 100º dia de governo. Segundo o mesmo levantamento, 47% aprovam o Obamacare. A pesquisa foi realizada com 1.009 adultos entre os dias 22 e 25 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais.
No evento da A&E, Obama foi entrevistado pela historiadora Doris Kearns Goodwin. Um porta-voz do ex-presidente não informou o valor recebido pelo democrata. Nesta semana, reportagem do jornal “The New York Times” afirmou que Obama aceitou receber US$ 400 mil para falar em uma conferência de saúde em setembro.
A defesa de sua política de saúde ocorre em meio a uma nova tentativa do governo Trump de substituir o Obamacare. Em março, os republicanos tiveram de retirar de votação o Trumpcare, projeto do atual presidente, por não terem os votos necessários para sua aprovação.
A Casa Branca tentou nesta semana reviver o projeto fracassado antes deste sábado (29), que marca os 100 dias da administração Trump. Apesar de revisões na lei terem angariado apoio de parte da ala conservadora do Partido Republicano, ainda não foi o suficiente para o governo levar o projeto ao plenário da Câmara. Na noite desta quinta-feira, a liderança republicana da Câmara afirmou que ele não seria votado nesta semana.