O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou hoje (30) que o papa Francisco “entregou seu melhor esforço” para que aconteça o diálogo político em seu país e expressou seu respeito às declarações de ontem do pontífice sobre este mecanismo. As informações são da Agência EFE.

“Ontem (29), (membros da oposição) criticaram o papa Francisco. Eu respeito as expressões do papa Francisco, eu o respeito”, disse Maduro em seu programa transmitido pelo emissora estatal VTV.

O presidente venezuelano declarou que o papa “entregou seu melhor esforço para o diálogo”, após lembrar que a oposição não quer dialogar e que “fogem apavorados” cada vez que ele convoca conversas.

Neste sábado, o papa Francisco considerou que uma nova tentativa de facilitação de diálogo político na Venezuela, como a que participou recentemente o Vaticano, deve ocorrer em “condições muito claras”.

“Acredito que tem de ser em condições muito claras. Parte da oposição não quer isto, o que é curioso. A própria oposição está dividida e, por outro lado, parece que os conflitos se aguçam mais, mas há algo em movimento,” acrescentou o papa.

Nesse sentido, o candidato à presidência da Venezuela e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, criticou a declaração do papa sobre a oposição venezuelana e assegurou que esta não está dividida.

A oposição venezuelana abandonou o diálogo em dezembro do ano passado, após garantir que o governo Maduro não cumpriu os acordos alcançados nessas conversas.