Capital da Saxônia, Dresden vive dias de intensa agenda cultural. Neste mês, e após testemunhar um boom de construções, a cidade alemã conta com novos espaços dedicados a diferentes expressões artísticas, transformando a ‘joia barroca’ em um importante polo cultural. Exemplo disso é a reinauguração do Kulturpalast (Palácio da Cultura), após três anos e meio de construção.

O complexo reúne, sob o mesmo teto, três instituições locais: a Dresdner Philharmonie (Orquestra Filarmônica de Dresden), o Herkuleskeule e o Städtische Zentralbibliothek (Biblioteca Municipal Central). Para o prefeito da cidade, Dirk Hilbert, o Kulturpalast no coração da cidade é um símbolo da turbulenta história recente de Dresden e, ao mesmo tempo, um centro de gravidade para as atividades culturais. Após sua reconstrução e remodelação, brilhará em renovado esplendor, posicionando ainda mais Dresden como uma metrópole cultural.

Protegida como um monumento histórico, a concha do edifício original (de 1969) foi integralmente preservada. O maior destaque do Kulturpalast é sua sala de concertos, que cumprem os mais elevados padrões acústicos e visuais internacionais, com capacidade para acolher 1.800 espectadores. Granito, mármore e ébano foram usados para criar um foyer impressionante e teve-se todo um cuidado em conservar os assoalhos de pedra, os painéis de parede e a fachada exterior com seu mural social-temático, Weg der roten Fahne (Caminho da Bandeira Vermelha).

Ansiosos pela abertura do Kultupalast, os músicos da Filarmônica de Dresden já comemoram essa conquista, após muitos anos sem disporem de um espaço próprio para ensaios e concertos. Conforme expressa o diretor da orquestra, Frauke Roth, será um evento histórico, pois pela primeira vez em nossa história estaremos baseados em uma sala de concertos que faz jus ao excelente nível de desempenho dos nossos músicos. Também estou certo de que esta nova sala se tornará em um local popular para os melhores artistas do mundo.

Outro marco dos investimentos culturais na cidade que é considerada a ‘capital do nascimento da Alemanha’ foi a inauguração (no final de 2016) de um novo centro cultural, o Kraftwerk Mitte Dresden, igualmente localizado na região central da cidade, ocupando terrenos de uma antiga usina de aquecimento e energia. Desde então, o edifício é o lar da Operetta Estatal de Dresden (com 700 lugares), do Theatre of the Young Generation (com 600 lugares). Além disso, o complexo ainda abriga estúdios, galerias e espaços gourmet. Para se ter uma ideia do quanto que essa obra representa, basta dizer que o município investiu cerca de 91 milhões de euros neste projeto. Além disso, até mesmo os funcionários da Operetta contribuíram financeiramente com uma parte dos seus próprios salários durante vários anos.


Intercity Curitiba aposta em ambientes convidativos

CURITIBA GANHA NOVO HOTEL
Sofisticação, conforto, conveniência e praticidade para receber bem. Desde março, a capital paranaense conta com uma nova opção em hospedagem: o Intercity Curitiba. O primeiro hotel da cidade com a bandeira da Rede Intercity — que possui 35 hotéis espalhados por diversas cidades no Brasil e Uruguai — está localizado no charmoso bairro Cabral, a menos de 2 minutos do centro da cidade, próximo à movimentada Avenida Cândido de Abreu e ao Centro Cívico, e com fácil acesso a diversos pontos turísticos, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer.

São 196 acomodações — distribuídas em 14 andares — equipadas com ar condicionado, cama queen size, televisão, frigobar, cofre digital, mesa de trabalho, telefone, secador de cabelo e Wi-Fi. Dentre as facilidades oferecidas para os hóspedes estão lavanderia, restaurante, room service, estacionamento, café da manhã, espaço para eventos e reuniões, além de um completo Fitness Center, ideal para quem não abre mão da rotina de exercícios mesmo durante as viagens. O Intercity Curitiba aposta em ambientes convidativos, aconchegantes e elegantes para que o visitante se sinta em casa e vivencie uma experiência única.

Com arquitetura assinada pela Baggio Schiavon e decoração da ACP Arquitetura, o complexo hoteleiro faz parte do Urban Office & Hotel, empreendimento de torre mista, com unidades comerciais e hoteleiras — conhecido como condo-hotel 3 da incorporadora Cyrela. Curitiba tem uma demanda hoteleira crescente e o Intercity veio para oferecer uma opção de hospedagem fora do eixo Batel-Centro, em um dos bairros mais nobres da capital, e com uma série de diferenciais para atender bem seus visitantes, revela Silvia Fernandes, gerente de incorporações da Cyrela Paraná.

O empreendimento fica em um terreno de mais de 2.500 metros quadrados – no espaço da antiga Garagem Moderna. O Urban Office possui 224 unidades de salas comerciais, com metragens entre 31 m² e 49 m² privativos. São 14 salas por andar, em 16 andares, mais o subsolo, com vagas de estacionamento rotativo. Um dos grandes diferenciais é que as unidades comerciais também podem usufruir dos serviços oferecidos pelo hotel, como o centro de convenções e o restaurante. O Urban Office & Hotel está localizado na Av. João Gualberto, 1.276.


NOTA

Almoço de Dia das Mães em Joinville
O Bourbon Joinville Business Hotel (www.bourbon.com.br) preparou para as mães da cidade, e as que estiverem de passagem pela região, um almoço especial para comemorar o dia. O delicioso menu de R$ 49 por pessoa poderá ser saboreado no restaurante Le Jardin (Rua Visconde de Taunay, 275 – Joinville/SC ) entre 12 e 15 horas. Entre as sugestões para o dia 14 de maio estão a salada Grega, a de Feijão Branco, os vegetais grelhados, a seleção de folhas nobres com cristais de cebola e uma salada de rúcula com tomate seco e brotos variados. No buffet quente, risoto de Linguiça Blumenau com queijo grueyere; legumes à Julienne em confit de tomate cereja; musselina de batata salsa; penne à Carbonara; Linguado na manteiga com amêndoas crocantes, maminha ao molho Roquefort, e um Filé mignon suíno ao molho de alecrim, são as sugestões. E para adoçar o dia, torta de Sonho de Valsa, torta de limão, pudim de leite e frutas laminadas serão servidas na mesa de sobremesas. As vagas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade no momento da reserva. Crianças com até cinco anos não pagam e entre 6 e 10 recebem 50% de desconto. O estacionamento é uma cortesia do restaurante. Outras informações pelo telefone: (47) 2105-9000

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******