Pré-candidato do governo do Estado nas eleições de 2018, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), divulgou nas redes sociais um vídeo em que ele aparece ao lado do prefeito de São Paulo João Dória (PSDB), que vem sendo apontado como possível candidato tucano à presidência depois que o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) e o senador Aécio Neves (PSDB) foram alvejados pelas delações da Odebrecht na operação Lava Jato. Interessado em pegar carona na crescente popularidade de Dória, Ratinho Jr foi a São Paulo para uma visita e o definiu como uma inspiração para a nova política do País. Com uma gestão dinâmica e desburocratizada, ele é a nova força política do Brasil, comentou Ratinho Jr na postagem no Facebook. Você além de brilhante parlamentar é um brilhante secretário. Vamos acelerar lá no Paraná, disse Dória no vídeo, repetindo bordão de sua campanha para prefeito.

Nova direção
O PT do Paraná escolhe em congresso no domingo, em Praia de Leste (Litoral), a nova direção estadual do partido. Cinco chapas disputa o comando da legenda.

Licitações
De setembro de 2016 a março deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) fiscalizou 164 editais de licitações dos municípios paranaenses. Foram registradas, durante o período, ao menos 56 intervenções, totalizando um montante fiscalizado de R$ 382,9 milhões. O TCE estima que , de janeiro a março de 2017, tenha evitado danos da ordem de, no mínimo, R$ 4 milhões aos municípios paranaenses.

Conluio
Entre as áreas fiscalizadas estão transporte escolar, compra de combustíveis e de alimentos, prestação de serviços e aquisição de peças e pneus. Segundo o tribunal, houve casos em que foram verificados conluio, utilização de índices de preços inadequados, inadequação ao preço de mercado ou concessão de benefícios ilegais. De acordo com estudos elaborados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conluio de empresas pode gerar, em média, um sobrepreço de 10% a 20%.

Copel
Em medida cautelar, o TCE determinou a suspensão de licitação realizada pela Copel para o fornecimento de equipamentos e ampliação das subestações da empresa em Apucarana e Figueira (região Norte). A empresa Montago Construtoraalegou que foi inabilitada durante a disputa da devido a irregularidades no certame. Um suposto aditamento indevido do edital teria gerado a inabilitação das três primeiras colocadas – incluindo a recorrente – na sessão de abertura dos envelopes de habilitação.

Prisão
O núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, prendeu ontem o ex-prefeito (gestão 2005-2008) de Itapejara D’Oeste ( região Sudoeste). Ele foi condenado em 2013 por crimes de fraude a licitação ocorridos em sua gestão.

Seguro
Segundo a denúncia apresentada em 2009, houve montagem de uma licitação para a contratação de seguro de vida em grupo para os funcionários do município, com resultados direcionados de modo a favorecer uma empresa. Além disso, o então prefeito firmou termo aditivo ao contrato para aumentar o valor do seguro, quando tal prática estava expressamente proibida no ato convocatório da licitação e no contrato.