Lançado em 2015, o projeto Cinemóvel Carrefour estará em Pinhais de 9 a 12 de maio exibindo gratuitamente filmes sobre a diversidade. As sessões acontecem em sala especialmente montada em um caminhão climatizado, que conta com telão de 120 polegadas, 30 poltronas, incluindo rampa e acomodação para cadeirantes, e sistema de som estéreo. A maior parte das sessões é voltada ao público infantil, principalmente alunos do ensino fundamental de escolas públicas, mas há na programação opções de filmes indicados para jovens com mais de 12 anos, plateia mais comum nas sessões noturnas.

O Cinemóvel Carrefour faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e pelo Instituto Carrefour e patrocinado pelo Carrefour Soluções Financeiras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Nesta edição, serão exibidos quatro filmes: Up Altas Aventuras, Divertida Mente, O Sorriso de Monalisa e Mãos Talentosas. As sessões ocorrerão em três turnos: manhã (8h e 10h), tarde (13h30 e 15h30) e noite (19h).

Ao todo, até 11 de agosto, o Cinemóvel vai visitar 22 cidades de oito estados. Além do Rio Grande do Sul, o caminhão passará por Paraná, São Paulo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas. Antes da exibição dos filmes, os educadores recebem uma cartilha educativa que sugere atividades que podem ser usadas pelos professores em sala de aula, antes e após as sessões de cinema, reforçando os temas de respeito e valorização das pessoas e de sua diversidade.

Nas duas primeiras edições, o Cinemóvel passou por 17 cidades e chegou a mais de 8,6 mil crianças e adultos. O Cinemóvel existe para democratizar o acesso à cultura, contribuindo para estimular a valorização da diversidade por meio da linguagem do cinema. Queremos atingir um número ainda maior de pessoas, principalmente crianças, contribuindo para sua formação, destaca Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pela produção do projeto.

 

Programação | Cinemóvel Carrefour

Paraná

Pinhais

9/5 – EM Lírio Jacomel

Rua Azaleia, 144 – Walde Rosi Galvão

 

10/5 – CAIC que atenderá o bairro Maria Antonieta              

Rua João Mendes Batista, 0430 – Maria Antonieta

 

11/5 – EM Marins de Souza

Avenida Juriti, 168 – Jardim Claudia

 

12/5 – EM 31 de Março

Rua Doutor José Waldemar da Costa Lima, 86 – Atuba

 

Curitiba – 15 e 16/5

Rua da Cidadania do Tatuquara

Rua  Olivardo Konoroski Bueno sem número, esquina com a Presidente João Goulart