Durante a ferrenha e agressiva campanha final, para a escolha do novo presidente da França, até o Flautista de Hamlin foi relembrado. Diz a lenda que o flautista foi chamado pelo prefeito de Hamlin para exterminar os ratos em 1284, que infestavam o local.

Num passe de mágica, o artista encantou os roedores que saíram de todos os cantos da cidade acompanhando o som da flauta. Com a praga exterminada, na hora do flautista cobrar seus honorários, foi destratado pelo prefeito. Ele então encantou 130 crianças, levando-as a brincar nas montanhas. O grupo atravessou os portões de Hamlin sem ser notado por nenhum guardião. E nunca mais foi visto.

A história do flautista é o grande mistério de Hamlin, cidade alemã conhecida pela beleza de sua arquitetura renascentista. Nos séculos 15 e 16 ricos homens de negócios transferiram a opulência de todos para a fachada de vários edifícios. Hamlin ficou conhecida como um verdadeiro museu a céu aberto. Os turistas fazem tours pela cidade caminhando, sempre seguindo um guia com trajes de flautista da época. Nos domingos, a criançada tem como programa principal as apresentações teatrais contando histórias infantis. Costumam acontecer ao meio dia, em palco aberto no centro histórico.

CASTELOS
Bela Adormecida e Rapunzel têm castelos em Sababurg e Trandelburg. São muitos os casais que fazem cerimônia em um dos castelos, passando a lua de mel no local, com direito ao quarto mais alto da torre. É programa oferecido no castelo da Bela Adormecida, local que os irmãos Grimm se inspiraram para adaptar a história da princesa enfeitiçada, que dormiu por 100 anos, até ser despertada pelo príncipe encantado. O castelo acabou se transformando em hotel em 1960.

Rapunzel, a loira de longas tranças que deixou enamorado um príncipe, teve sua história recriada em um castelo cuja atração principal é a janela mais alta, de onde ela jogava suas tranças, para serem usadas como cordas. Os visitantes costumavam ser recebidos por guias trajando roupas da era medieval. Na decoração, armaduras, imagens de santos, móveis antigos. Na hora do jantar, duas mulheres lavavam as mãos dos turistas em bacias, seguindo a moda antiga de hospitalidade. O vinho servido para um dos participantes, era depois tarefa de cada convidado, que deveria encher o copo de seu vizinho, mostrando que todos se preocupavam com o próximo.

Em Kassel, outro castelo – o de Wilhelmshöhe – , construído pelo rei Wilhelm I, mostra toda a riqueza da cidade no passado. Hoje Kassel é famosa pela exposição de arte moderna, Documenta. Kassel é também a cidade em que os irmãos Grimm passaram a maior parte de suas vidas, conheceram suas esposas, coletaram e escreveram contos e publicaram uma gramática e um dicionário da língua alemã.

Chope, sim. Mas também castelos, montanhas, lagos, palácios, museus, vilarejos, cidades românticas, modernidadeAlemanha não é só folclore e cerveja: a cultura tem lugar de honra, como prova a nova Filarmonica recentemente inaugurada à beira d’água, nova atração do paísCulinária típica, forte e saborosa, faz contrastes para o requinte de restaurantes cinco estrelasIrmãos Grimm, há séculos  criando fantasias e sonhos para crianças do mundo todo

O museu dos Grimm foi instalado no Belvedere Palace. Jacob e Wilhelm foram professores na universidade local e é em Kassel que se encontra a mais célebre escultura dos irmãos.

Antes da mudança para Kassel, os irmãos moraram em Marburg. Na transição, foram separados pela única vez na vida. Nos dez meses em que Jacob permaneceu em Marburg e Wilhelm em Kassel, eles trocaram mais de 500 cartas. Marburg é uma cidade típica de arquitetura alemã, cheia de ladeiras que dão a impressão aos visitantes de estarem caminhando pelos telhados das casas.

Uma das características de Marburg são os doces. Que de tão bons, são considerados os melhores da Alemanha. Sempre decorados com motivos que lembram os contos e histórias dos Grimm. Foi no século 18 que a literatura alemã – e mundial – ganhou dois dos principais autores de fábulas, que até hoje seduzem gerações pelo mundo afora.

Predestinados a encantarem as crianças, inspirados pelos castelos, parques e vales floridos, os irmãos nasceram em Hanau em 1785 e 1786, conhecidos como irmãos Grimm. Jacob era o mais velho. Cresceram em Steinau, cidade onde se encontra a Casa dos Contos de Fadas dos Povos Germânicos. Originaram a idéia da criação de uma rota que contemplasse a vida e obra dos escritores, que ficou conhecida como Fairy Tale Route. Moraram em Marburg e, em 1798, com a morte do pai, foram morar com uma tia em Kassel, uma das mais tradicionais cidades da Alemanha.

A Rota dos Contos de Fadas tem cerca de 600 quilômetros, abrangendo a região entre o rio Main e o Mar do Norte. O passeio que reúne arte, cultura, oito parques nacionais, belas paisagens, montanhas, rios, vilarejos e românticas cidades, atrai mais de um milhão de turistas ao ano.

O roteiro mágico passa por Bremen, cidade ao norte do país, que inspirou uma das mais conhecidas histórias dos Grimm – Os Músicos de Bremen. História que foi o ponto de partida para a criação de Os Saltimbancos. Os turistas seguem para Frankfurt, principal centro econômico da Alemanha, passando por Hamlin, Sababug, Trandelburg, Kassel e Marburg.

A rota completa inicia em Frankfurt, seguindo para Hanau, Steinau, até chegarem a Marburg e Kassel. Bremen, cidade dos famosos músicos, será a última parada. Antes, é claro, a visita aos castelos da Bela Adormecida e Rapunzel, passando pela floresta do Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas, o Pequeno Polegar e outros personagens que continuam a provocar sonhos na infância.

A Alemanha, situada no centro da Europa, é dona de inúmeros atrativos. Fazendo fronteira com Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca e países Bálticos, a Alemanha é visita obrigatória a todos os que procuram a Europa.

Sede de algumas das principais feiras do mundo, como a de Hannover, tem como atração o circuito de Hockenheim de com Fórmula 1, e cultua a futebol como poucos países. A Alemanha é também a origem da Oktoberfest, de fama internacional. E pátria de origem dos imigrantes que povoaram principalmente o sul do Brasil. Sobrevivente de duas guerras mundiais, reconstruiu seu patrimônio com eficiência e educação ambiental. O verde está nos parques, nas florestas, nas estradas, no meio das cidades. Os prédios conservam estilos arquitetônicos seculares. Mas a modernidade está em toda parte. Há muita história, muita cultura, muita beleza para contar e mostrar.