O bloco formado pelas bancadas do PSD e PSC na Assembleia Legislativa promoveu ontem jantar na sede da Rede Massa, em Curitiba, com o governador Beto Richa (PSDB), os deputados e a cúpula do PSDB no Estado para propor uma aliança entre os três partidos para as eleições de 2018. Em troca do apoio à candidatura do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), o bloco oferece aos tucanos a vaga de candidato a vice e ao Senado. A informação é do líder da bancada do PSD na Assembleia, deputado Hussein Bakri.

Alinhamento
Nós estamos alinhados às políticas do governo Beto Richa. Apoiamos o ajuste fiscal. E queremos uma aliança com o PSDB, diz Bakri. O candidato ao governo é o Ratinho Júnior. Nós queremos o PSDB na vice, afirma o parlamentar. Na base do governo Richa, existe ainda a pré-candidatura da vice-governadora Cida Borghetti (PP), capitaneada pelo grupo do ministro da Saúde e seu marido, deputado federal Ricardo Barros (PP). Além disso, parte da cúpula do PSDB e aliados do governo, como o líder da bancada governista na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), trabalham por uma aliança em torno da candidatura do ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo.

Hipótese
Segundo o PSD, caberá ao governador e ao PSDB decidir de que lado ficar. Nós desejamos fazer uma aliança com o PSDB. Se eles têm a Cida (Borghetti) ou o Osmar, é uma decisão que cabe ao governador. Nós estamos colocando uma hipótese, avalia Bakri.

Sessão mais cedo
Com a expectativa em torno do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz federal Sérgio Moro, que comanda o processo da Lava Jato, a Assembleia Legislativa decidiu antecipar a sessão de hoje para as 10 horas. No início da tarde de hoje, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que criticou a mobilização de aliados de Lula em favor do ex-presidente, havia garantido que não faria qualquer mudança no horário da sessão, que normalmente acontece no período da tarde.

Acordo
Eu não vou fazer com que a sessão seja alterada em função desse movimento. Já vivemos outras situações bem piores que essas e mantivemos as sessões normais, alegou o tucano. Durante a sessão de hoje, porém, Traiano voltou atrás e afirmou que em razão de acordo entre as lideranças do governo e da oposição, a sessão será antecipada para o período da manhã.

Plágio
O secretário municipal de Finanças de Curitiba, Vitor Puppi, rebateu ontem acusação de dirigentes de sindicatos de servidores da Capital, que apontaram suposto plágio no projeto da prefeitura que prevê a criação de uma lei de responsabilidade fiscal da cidade, dentro do pacote de medidas de ajuste fiscal em discussão na Câmara de Vereadores. Na segunda-feira, sindicalistas alegaram que um dos itens da proposta teria sido copiada de um projeto do governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto é diferente do de Curitiba, respondeu Puppi

Semelhança
Não sabia da lei (do Rio de Janeiro), afirmou o secretário, alegando que como os problemas são semelhantes, as soluções são parecidas. Faço parte de um grupo de estudos (nacional) em que ideias como essa são debatidas, alegou Puppi. O secretário corrigiu os sindicatos, que segundo ele disseram que a proposição foi arquivada no Rio de Janeiro. O parecer foi pela constitucionalidade, rebateu.