Em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Instituto Renault lançou uma campanha de conscientização sobre o perigo de tirar selfies na direção. Hábito comum na atualidade, a prática contribui para a perda de atenção do motorista nas condições de trânsito, podendo ser causa de acidentes. A campanha está sendo divulgada nas redes sociais da Renault (facebook.com/renaultbrasil e instagram: @renaultbrasil) e permanece durante todo o mês, que também será marcado por uma série de outras ações da marca em nome da segurança no trânsito – um dos eixos de atuação do Instituto.

Mais uma vez, colocamos em pauta um tema atual e importante para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de todos os que fazem parte do trânsito – seja a bordo de um carro ou não – contribuam para que tenhamos condições mais humanas e seguras nas ruas e estradas do Brasil, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Fazer um selfie ao volante é capaz de distrair o motorista por 14 segundos. Checar as mídias sociais leva 20 segundos – tempo em que um carro a 100 km/h percorre uma distância equivalente a cinco campos de futebol. Uma pesquisa feita pela NHTSA, órgão de segurança das estradas dos Estados Unidos, revelou que arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor pode distrair o motorista por 4 segundos e digitar no celular leva 7 segundos.

Em uma recente pesquisa realizada na Europa, foram revelados dados preocupantes. Foram 7 mil usuários entrevistados, com idades aproximadamente entre 18 e 24 anos, que admitiram utilizar o telefone enquanto dirigia e dentre eles, um a cada quatro, admitiu tirar Selfies dirigindo. Mesmo assim, 95% dos entrevistados concordam que essas são práticas perigosas de se realizar durante a direção.

Dos entrevistados, um a cada quatro também admitiram entrar nas redes sociais durante o percurso enquanto dirige. Isso consome em média 20 segundos, enquanto um carro a 50 Km/h percorre um caminho equivalente a 2,5 campos de futebol. Ou seja, o perigo é real mesmo. Outra curiosidade é que grande parte dos entrevistados que cometem este tipo de direção perigosa ao lado do Smartphone são homens.