O Paraná Clube confirmou a contratação do atacante Minho, 22 anos, destaque do Rio Branco no Campeonato Paranaense de 2017. O jogador vai esquentar a luta por vagas em duas posições específicas da equipe. Exatamente as duas mais disputadas desde o início do ano.

Em todos os jogos de 2017, o Paraná usou o esquema tático 4-2-3-1. A minha plataforma é o 4-2-3-1, confirmou Wagner Lopes, que foi técnico do clube em todas as partidas até agora, mas aceitou proposta do Albirex Niigata, do Japão, na semana passada. A tendência é que o novo treinador, Cristian de Souza, mantenha esse formato.

Nesse 4-2-3-1, todos os técnicos costumam utilizar, na maior parte do tempo, dois jogadores de velocidade pelos lados do campo, nas beiradas, na linha de três meias ofensivos. É muito comum a utilização de atacantes nessas funções – desde que sejam velozes. E esse é o caso de Minho.

Os velocistas do elenco do Paraná já usados nessas funções (pelas beiradas, na esquerda ou na direita) foram Vitor Feijão, Robson, Felipe Alves, Bruno Cantanhede, Matheus Carvalho, Nathan, Italo e Guga. Wagner Lopes também usou nessas posições jogadores com características diferentes, como o armador Jonas Pessalli, o habilidoso Guilherme Biteco e o lateral-direito Diego Tavares.

Diego Tavares foi emprestado para o Avaí. Cantanhede deixou o clube após o final do contrato e não renovou. Vitor Feijão se recupera de lesão. Mesmo assim, Minho terá que disputar um lugar com essa imensa lista de candidatos.

Cristian de Souza utilizou Biteco e Robson nas beiradas no último sábado, no jogo-treino com o Joinville. Na segunda parte do trabalhou, colocou Minho e Italo nessas duas posições.

Já a posição de meia centralizado deve ficar com Renatinho, artilheiro do time em 2017 (8 gols em 18 jogos) e líder em assistências (8 passes para gols). Também já foram utilizados nessa posição Jonas Pessalli, Biteco e Zezinho.