Mostrar o corpo nu ostensivamente é algo comum na moda. A discussão não é recente, mas eu vou tratá-la novamente aqui para colocar alguns pingos nos is. O movimento de ir peladas a eventos públicos na Europa e Estados Unidos acontece há alguns anos, seja nos desfiles de moda ou em festas de tapete vermelho e sempre causa espanto na galera. Muitos julgam vulgar o ato de uma linda mulher querer mostrar o corpo. Aí vem a opinião: Ela é tão linda e não precisa disso. Ok, ela pode até não precisar, mas pode desejar, divertir-se com o próprio corpo e amar chocar os caretas.

É isso que acontece quando a modelo Kendall Jenner, por exemplo, resolve aparecer com um quase não vestido na festa de gala do Museu Metropolitano de Nova Iorque, promovida semana passada para abrir a exposição em homenagem ao trabalho da estilista japonesa Rei Kawakubo. Rei, ela mesma, é adepta do pensamento de que as roupas não devem agradar os outros e sim podem chocar pela feiura ou estranheza – o que, aliás, acontece muito com suas criações para a Comme des Garçons que é pura piração, arquitetura e conceito. Então, bundas de fora na festa em homenagem a ela, não foram um choque para alguém que já entende a mecânica da coisa.

Para quem não entende, eu dou o toque: a bunda é de quem? As mulheres que mostram o corpo hoje estão numa geração livre. Elas não aceitam (e nem devem!) represálias.

Kendall tem um pai transexual, então, está num clima de que tudo vale para ficarmos bem dentro de nossos corpos e almas. Já a modelo Bella Hadid, que também apareceu vestida quase pelada, tampouco parece preocupada com isso. Bella tem 21 anos e uma atitude blasé frente às câmeras que a metralham.

Para mostrar que esse movimento não é novo, mas agora ganha força com essas jovens garotas, puxo uma foto de arquivo, dos tempos em que Amber Rose namorava Kanye West. Ela vinha aos desfiles de Paris quase nua. E ninguém se chocava com isso.

O que choca mesmo é a maneira como você mostra e vive sua nudez. É possível ser elegante sem ter algo cobrindo o corpo. Voilà! Um beijo.

Reprodução

Eu posso
Bella Hadid é uma das modelos mais badaladas do momento e tem, de qualquer forma, todos os holofotes virados para ela, mas quis ir assim ao evento. O que as pessoas acham não deve importar a ela. A atitude aqui é que conta. E ela prega a liberdade de mostrar o corpo do jeito que quiser.

Ana Clara Garmendia

Veterana
Em 2011, Amber Rose já mostrava tudo nas aparições com o então namorado, Kanye West. O rapper gosta de uma mulher atrevida, já que hoje é casado com Kim Kardashian que vive mostrando o bumbum. Recentemente, ela chocou os internautas com uma foto de biquíni onde exibia suas muitas celulites. Yes, mulheres têm celulites! Não somos perfeitas, mas somos lindas do mesmo jeito. O poder está aí. Liberte-se você também.

Reprodução

É minha
Kendall Jenner sendo magnífica e divertida com seu não vestido. A hora da liberdade é hoje, agora. Geração que assume o controle do seu corpo e da sua imagem.

ME SEGUE:
E-mail: [email protected]
Instagram: @anagarmendia
Periscope: anagarmendia
Snapchat: anagarmendia68

*********************************************