Viver sem o aparelho celular é praticamente impossível para muitas pessoas. Para outras, esta ainda é uma tecnologia que precisa ser compreendida e dominada. É justamente para este segundo grupo que a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) organizou o Curso Básico de Smartphone voltado às pessoas da terceira idade.

Uma das alunas da quarta turma, realizada nesta semana, foi a professora primária aposentada Edi de Macedo Pedro Tebchirani, 93 anos, natural de Ipiranga (PR). Viúva, mãe de uma filha, avó e bisavó, ela comprou um smartphone no ano passado, aparelho até então usado basicamente para receber e fazer chamadas.

Mas dona Edi desejava aprender a utilizar o celular e, principalmente, se comunicar com os amigos pelo Whatsapp. Saio daqui feliz porque aprendi não apenas a mexer no whats, mas também a tirar fotos, gravar áudios, enfim. Entrei aqui analfabeta em celular e sei que evolui um pouco, disse.

Simpática, bem comunicativa, dona Edi é uma mulher bastante ativa. Trabalha o dia todo, incluindo costura de jogos de roupas de cama e roupas de bebê (tricô), pinturas em pano de prato, além de fazer o almoço que diariamente compartilha com a filha. Quando precisa sair de casa, ela pega o ônibus e se desloca para todos os pontos da cidade.

Com este perfil dinâmico, dona Edi não aceitava seus limites no uso do celular. O ato de aprender é um ato de liberdade. Quando aprendemos, deixamos de ser reféns e passamos a dirigir nossas vidas de forma mais fácil e leve. Por isso, recomendo o curso da Celepar.

A partir de agora, dona Edi também vai usar o aplicativo de mensagens para enviar às amigas fotos das suas costuras, tricôs e pinturas. Assim posso ampliar a minha clientela, comemora.

INCLUSÃO SOCIAL – O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que, mais do que um curso sobre smartphone, a capacitação promovida pela Celepar é um processo de inclusão social da pessoa idosa no universo digital. O cidadão precisa ver no celular um aliado, uma ferramenta tecnológica que pode proporcionar mais comodidade e facilidade no dia a dia, inclusive no acesso aos serviços públicos disponibilizados pelo Governo do Estado na internet.

CURSO – Durante três dias, de terça a quinta-feira (9 a 11), 20 alunos participaram, na própria Celepar, da capacitação gratuita com nove horas de duração.

No programa constam, entre outros tópicos, a personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens; baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos.

O Curso de Smartphone está em sua quarta edição, uma em Pato Branco e três em Curitiba, totalizando 150 participantes. O próximo treinamento será em 27, 28 e 29 de junho, na Celepar. Mais informações pelo telefone (41) 3200-5000 ou pelo e-mail [email protected] .

A capacitação integra o Projeto Celepar Cidadã, que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado às pessoas com mais de 60 anos. Iniciado em novembro de 2013, o curso já ocorreu em 30 cidades paranaenses e atendeu cerca de 4 mil pessoas.