Duas tartarugas verdes marinhas que estão sendo tratadas no Centro de Reabilitação Temporário do Centro de Estudos do Mar pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação, da UFPR, serão submetidas a exames de raios X em uma clínica de Curitiba, nesta sexta-feira (dia 12), às 15h30. 

São animais que provavelmente engoliram o lixo deixado pelas pessoas nas praias do Litoral do Estado, onde as tartarugas foram encontradas. Depois que estiverem totalmente reabilitadas, elas serão devolvidas ao mar. Os exames serão realizados na Clinica Veterinária Bionostic (Rua 21 de abril, 301, alto da rua XV, às 15h30 ).

Devolução ao mar
Na última semana, um grupo de cinco tartarugas verdes (Chelonia mydas) foram tratadas e devolvidas ao mar no município de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Com idade entre dois e sete anos, as tartarugas foram encontradas na Ilha do Mel e levadas pela equipe do LEC no Centro de Reabilitação Temporário do CEM.O grupo foi acionado por pescadores parceiros do projeto, que capturaram os animais acidentalmente em suas redes. Elas são monitoradas diariamente.

Com os cuidados da equipe técnica, formada por veterinários oceanógrafos e biólogos, os animais puderam descansar e, em 24h, estavam prontos para retornar ao seu ambiente natural. Segundo Liana Rosa, gerente do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (uma das organizações das quais o LEC faz parte), adultas, os espécimes deste gênero de tartaruga medem até 1,2 metro (apenas de carapaça) e chegam a pesar cerca de 150 kg.