O Paraná Clube abriu sua 10ª participação seguida na Série B do Brasileirão com um empate em 0 a 0 com o ABC, em Natal, na tarde deste sábado (13). A partida, no estádio Frasqueirão, marcou também a estreia do técnico Cristian de Souza à frente da equipe paranaense. Com o resultado, o Paraná somou 1 ponto na 1ª rodada.

Desde que caiu para a Série B, em 2007, o Paraná não saiu mais dela. Disputou todos os nove torneios entre 2008 e 2016. Neste sábado, iniciou sua 10ª temporada seguida. O ABC, por sua vez, aparece em oito das últimas 10 edições, incluindo a deste ano. Ficou de fora em 2010 e 2016.

TREINADOR

Cristian de Souza chegou ao Paraná há uma semana, em substituição a Wagner Lopes, treinador do time durante o Campeonato Paranaense. Souza desembacou na Vila Capanema na sexta-feira (5), comandou um jogo-treino no sábado (6) e fez algumas observações durante a semana. “É um time equilibrado o que eu encontei. Eu venho para dar sequência e continuidade”, disse ele, antes do jogo deste sábado.

TABELA

O Paraná volta a campo nesta terça-feira (16), às 21h30. Recebe o Goiás, em jogo antecipado da 4ª rodada. Três adias depois, na sexta-feira (19), o time paranaense enfrenta o Paysandu, também na Vila Capanema. Esta partida vale pela 2ª rodada da Série B e começa às 19h15.

ESCALAÇÃO

Além de Cristian de Souza, o Paraná tinha as estreias do lateral-direito Cristovam (ex-JMalucelli) e do atacante Daniel Morais (ex-America-RN). Ele ainda cogitou escalar o zagueiro Wallace (ex-Mirassol) e o meia-atacante Minho (ex-Rio Branco), mas optou por Rayan na zaga e pela permanência de Robson na meia-ponta-esquerda – este último ainda se recuperava de lesão. Zezinho, que estava na reserva com o técnico Wagner Lopes, foi escalado como titular.

PRIMEIRO TEMPO

No primeiro tempo, o Paraná não tinha dificuldade para tocar a bola no campo de defesa. Tanto que teve mais posse de bola (55% a 45%) e acertou quase 50% mais passes (223 a 152). Só não criava chances de gol, já que mal passava do meio-de-campo. O ABC, por sua vez, ensaiou uma pressão que não se confirmou com o passar dos minutos. E seus lançamentos eram neutralizados pela defesa paranaense.

O resultado desse confronto foi um primeiro tempo truncado, com apenas duas finalizações – ambas do ABC, ambas para fora. O goleiro Léo, do Paraná, pôs as luvas na bola apenas uma vez, aos 32 minutos, para interceptar um cruzamento de Felipe Guedes. Precisamos de um pouquinho mais de paciência. Nosso time está ficando com a bola, mas está se precipitando, analisou o meia Renatinho, na saída de campo.

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, Cristian de Souza trocou o meia Zezinho, que atuava como volante, pelo volante-de-carteirinha Jhony. E trocou Robson por Murilo Rangel, que retornava ao time após empréstimo ao Linense-SP.

Logo aos 2 minutos, o árbitro parou o jogo porque a ambulância não estava presente no estádio. Isso porque um torcedor se feriu nas arquibancadas e foi levado a um hospital. O jogo só foi retomado quando outra ambulância chegou, 18 minutos depois.

O segundo tempo apresentou o mesmo festival de muita marcação e pouco apuro nos passes, mas ao menos teve finalizações perigosas. Aos 9 minutos, no primeiro lance de perigo do Paraná em toda a partida, Guilherme Biteco forçou o goleiro Edson a uma boa defesa, em cobrança de falta. O ABC respondeu com Echeverría, exigindo boa defesa do goleiro Leo. Aos 26 minutos, o goleiro salvou um chute perigoso de Gegê. 

Aos 29 minutos, Souza trocou Guilherme Biteco por outro estreante, Minho. Ele passou a atuar pelo lado esquerdo, enquanto Murilo Rangel foi para o lado direito. Mas pouco mudou para a equipe paranaense. Restou o empate sem gols. 

 

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Paraná teve duas finalizações (ambas certas), 52% de posse de bola, 2 escanteios e 84% de aproveitamento nos passes. Em números absolutos, acertou mais passes que o adversário – 389 a 321. O ABC, por sua vez, somou 8 finalizações (3 certas), 48% de posse de bola, 6 escanteios e 85% de aproveitamento nos passes. Os dados são do Footstats.

 

ABC 0 x 0 PARANÁ

ABC

Edson; Bocão, Oswaldo, Cleiton e Eltinho; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Gegê, Erivélton (Dalberto) e Echeverría (Pardal); Nando (Caio Mancha). Técnico: Geninho

PARANÁ

Leo; Cristovam, Rayan, Eduardo Brock e Júnior; Gabriel Dias, Zezinho (Jhony), Guilherme Biteco (Minho), Renatinho e Robson (Murilo Rangel); Daniel Morais. Técnico: Cristian de Souza

Gols:

Cartões amarelos: Echeverría, Cleiton,

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)

Público: 3.214 (total)

Local: Frasqueirão, em Natal, sábado

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

3 – Bocão toma a bola de Júnior e chuta de fora da área. A bola sai à direita

7 – Após escanteio, Oswaldo erra o cabeceio na risca da pequena área

33 – Felipe Guedes cruza e Nando cabeceia sem força, para fora

SEGUNDO TEMPO

4 – Eltinho cruza. Erivélton se estica e tenta finalizar quase da linha de fundo, mas manda por cima

7 – Gegê arrisca de longe e manda para fora

10 – Guilherme Biteco cobra falta e acerta o canto esquerdo. O goleiro salta e defende

12 – Após escanteio, Nando escora, Echeverría desvia na pequena área e Leo pega quase em cima da risca

25 – Erivélton recebe na área, gira e chuta. A bola vai fraca e Leo pega

26 – Gegê arrisca de fora da área. Leo defende no ângulo direito

31 – Minho recebe, dribla Bocão e chuta. A bola desvia em Bocão e Edson pega

42 – Bocão cruza. A bola vai direto a gol e Leo pega

45 – Eltinho cruza. Leo sai e se atrapalha, mas consegue afastar

48 – Júnior erra o passe na defesa. A bola cai com Gegê, na área. Ele chuta em cima da marcação