A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse nesta segunda-feira (15), em Plenário, que está em curso no Brasil uma associação entre o Poder Judiciário e a mídia. Em sua visão, a imprensa decidiu ter o direito de julgar, condenar e absolver, sem a imparcialidade de um juiz. Ela alertou, ainda, para a ocorrência de algumas situações “realmente questionáveis para um Estado democrático de direito e uma democracia como se pretende a brasileira”.

Lula vai recorrer de decisão que nega arrolar novas testemunhas no caso triplex

Como exemplo, citou a decisão do juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, de ordenar o fechamento do Instituto Lula. Na avaliação da senadora, a ação do juiz foi autoritária e arrogante, além de não ter fundamentação legal.

Moro nega a Lula e ao MPF mais testemunhas no caso triplex

Gleisi Hoffmann também criticou a intenção da imprensa, a seu ver, de deturpar o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O propósito seria dar a impressão que, ao ser ouvido pelo juiz Sérgio Moro, Lula teria tentado responsabilizar a esposa, Marisa Letícia, no caso do apartamento triplex, no Guarujá.

Gleisi esclareceu que as explicações de Lula não mudaram. São as mesmas desde antes do falecimento de Marisa Letícia.

“E uma revista de quinta categoria estampa na sua página uma foto de dona Marisa com o título: A dupla morte de Marisa. É escandaloso isso. Falei com o presidente Lula. Ele está processando a revista e tem que processar mesmo. Ela tem que pagar muito caro, e não é a primeira vez que ela vai ser processada. Não respeitaram a Marisa em vida. Aliás, a mataram” disse a senadora.