Estudantes paranaenses das redes de ensino estadual, municipal e particular estão entre os finalistas internacionais da competição tecnológica Space Apps Challenge, também conhecido como Hackathon, promovido pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. Duas equipes do Paraná concorrem, em diferentes categorias, com competidores de 69 com projetos de softwares capazes de solucionar problemas propostos pelo órgão.

Os melhores projetos serão assessorados por pesquisadores, além ganhar de uma viagem aos Estados Unidos para conhecer as instalações da agência. No Brasil, o desafio foi realizado em quatro estados. No Paraná, a competição envolveu 125 participantes, divididos em 22 equipes.

Os campeões regionais terão os trabalhos avaliados por uma comissão internacional, já as equipes selecionadas por escolha popular nacional vão concorrer na votação mundial. A equipe mais votada também terá o trabalho acompanhado.

O NASA Space Apps Challenge, é uma maratona de tecnologia da informação que reúne pesquisadores e estudantes com interesse pela área tecnológica e por desenvolvimento de softwares. O evento contou com desafios proposto pela Nasa em vários níveis diferentes com o objetivo de incentivar a criatividade.