No início do mês de maio, o médico curitibano Francisco Diniz Affonso da Costa foi empossado como membro titular da seleta associação AATS (American Association for Thoracic Surgery), em Boston, nos Estados Unidos.

O médico curitibano tem 35 anos de carreira na área de cardiologia, é cirurgião e compõe o quadro de cardiologia do Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba. Ele é o primeiro paranaense na história da cirurgia cardíaca nacional a entrar no grupo, composto primordialmente por cirurgiões americanos.

Para ser aceito, o candidato deve ser indicado por algum membro, ter cartas de referência de outros cinco membros e subsequentemente ser selecionado entre outros aplicantes dos EUA e do restante do mundo. Os critérios de aceitação levam em consideração todos os aspectos da vida profissional do cirurgião, mas o ponto mais significativo refere-se à vida acadêmica, considerando-se as publicações científicas em revistas médicas internacionais e a contribuição científica original que o candidato realizou durante sua carreira.