A Prefeitura de Curitiba intensificou a manutenção de fontes e chafarizes de praças e jardinetes da cidade. Nesta semana, as equipes trabalham na Fonte de Jerusalém, monumento localizado na Praça Pedro Gasparello, no Seminário.

A limpeza começou na semana passada. Agora, os trabalhos focam na manutenção, com a revisão da bomba d’água e de toda a iluminação do monumento. A ação é conjunta e envolve o Departamento de Iluminação, da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura, e o Departamento de Parques e Praças, da Secretaria do Meio Ambiente.

As equipes do Meio Ambiente fazem também a nova pintura na cor original vermelho romã e, assim que sejam concluídos os serviços na fonte, ela voltará a funcionar. Será renovado, ainda, todo o paisagismo da praça ao redor do monumento. A expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados em cerca de duas semanas.

Inaugurada em 1995, no primeiro mandato do prefeito Rafael Greca, a Fonte de Jerusalém foi construída em comemoração aos três mil anos da cidade israelense sagrada para as três mais antigas religiões monoteístas – judaísmo, islamismo e cristianismo.  

Outras praças

Estão em fase final os serviços no chafariz da Praça Santos Andrade. Ainda nesta semana terminam os trabalhos na parte hidráulica e no piso, com concretagem e impermeabilização.

Na Praça da Espanha, está em manutenção a bomba da fonte, que já foi limpa e deve receber pintura. Lá, a previsão de término é de dez dias.