Uma nova categoria passa a compor em 2017 o cenário nacional do automobilismo. Reunindo pilotos e equipes de vários estados, o Campeonato Brasileiro de Turismo 1600 terá as corridas de sua primeira etapa no dia 28 de maio no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A categoria terá o grid formado por carros de motores 1.6 fabricados no Mercosul, formato já consagrado em campeonatos regionais e estaduais existentes no país.

A promoção do campeonato é da Scuderia JK, empresa com sede em Brasília, que recebeu aval da Confederação Brasileira de Automobilismo para devolver às pistas uma versão nacional da competição. Já faz 20 anos que a Copa Shell de Marcas & Pilotos deixou de existir. A proposta do nosso projeto é de retomar vários dos conceitos que fizeram daquele campeonato o grande sucesso que foi nas pistas, diz o promotor da competição, Ítalo Carrareto.

A criação da competição abre para pilotos e equipes que integram os campeonatos regionais e estaduais de Marcas & Pilotos 1.6 a perspectiva de levar sua atuação a um Campeonato Brasileiro. Participar de um Brasileiro é o sonho de qualquer piloto, mas os custos das categorias existentes são muito altos. Essa é uma oportunidade acessível para se disputar um Brasileiro com transmissão na televisão, observa Ângelo Corrêa, um dos organizadores.

O Brasileiro de Turismo 1600 terá três classes em disputa. As classes A e B consideram a graduação dos pilotos. A Máster atribuirá uma classificação à parte aos participantes com 50 anos ou mais. As etapas serão transmitidas pelo canal BandSports. A etapa de Cascavel terá, também, transmissão ao vivo da E-Paraná e ainda da CATVE, afiliada paranaense da Rede Cultura, que disponibilizará o conteúdo em tempo real em seu portal na internet.

INSCRIÇÕES
A taxa de inscrição do Brasileiro de Turismo 1600 é de R$ 1.800,00 por carro, independentemente do número de pilotos – são admitidas participações individuais ou em dupla. O procedimento está disponível no site da categoria, brasileirodeturismo1600.com, no campo Pilotos inscritos. O grid acolherá os modelos Fiat Palio, Fiat Uno, Ford Fiesta, Ford Ka, GM Classic, GM Celta, GM Corsa, Hyunday HB20, Peugeot 207, Renault Clio e VW Gol.