Um policial militar do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), pertencente ao 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), que durante um atendimento telefônico ajudou a salvar a vida de uma recém-nascida, fez uma visita a família na tarde desta sexta-feira (19/05) em Apucarana (PR) no Norte do estado. A criança, de apenas 10 dias, se afogou e o PM passou aos pais quais procedimentos deveriam ser feitos. Após o atendimento médico ela passa bem.

Tudo aconteceu muito rápido. Tirei ela do banho, deitei no cobertor e ela começou a vomitar, sendo que em seguida se afogou. Entrei em choque e pedi para minha esposa ligar 190. O policial que nos atendeu passou quais os procedimentos que deveríamos fazer e logo depois ela voltou a respirar. Nisso o SAMU chegou e o médico prestou os atendimentos, explicou Paulo César Cândido Bento, pai da pequena Sara Emanuele de 10 dias.

De acordo com o soldado João Batista Souza, que atua na Central de Operações Policiais Militares, esta foi a primeira vez que atendeu uma situação como esta no serviço policial. Uma vez minha filha se afogou e tive que fazer os mesmos procedimentos. Então quando recebi a ligação da mãe procurei acalmá-la e expliquei o que deveria ser feito. Pouco segundos depois escutei o choro da criança ao fundo, ai veio a sensação de alívio, conta.

Nesta data os pais do bebê e o policial militar puderam se conhecer. É maravilhoso e indescritível a sensação de poder ajudar. Fico muito feliz quando o nosso trabalho diário tem um resultado positivo. No nosso setor, se fazemos um mau atendimento no telefone a resposta à população não será tão eficaz. Precisamos ter sempre atenção e agilidade para ajudar as equipes que estão na rua, disse o soldado Batista que não segurou as lágrimas ao pegar Sara no colo. 

Segundo o pai do bebê, o momento do encontro foi emocionante. Não tem como não chorar, pois se não fosse o atendimento excelente dele talvez minha filha não estaria aqui. Fico tranquilo em saber que posso contar com a ajuda da PM e que temos a nossa disposição profissionais que sabem o que estão fazendo. Parabenizo a todos pelo trabalho, acrescenta Paulo.

A oficial de Relações Públicas do 10º BPM, tenente Kelly Wistuba De Franca, ressaltou que é necessário este momento do encontro. Para o policial é importante saber que o trabalho dele ajuda muitas pessoas, mas até do que ele imagina. E para a família é uma forma de agradecer quem os auxiliou em uma situação tão delicada. Todos se emocionaram e faz com que tenhamos certeza de que todo o esforço vale a pena, afirmou.