Para comemorar 25 anos de muita atividade, o Solar do Rosário abre neste domingo a exposição Solar do Rosário por seus Artistas. A mostra traz grandes nomes da pintura paranaense e brasileira, reunindo nada menos que 80 obras de 56 artistas. Em diferentes técnicas, inspirações e detalhes, eles retrataram o histórico casarão que abriga o espaço cultural, numa coleção que será exposta junta pela primeira vez. A mostra terá duas fases: fica em cartaz no local até 30 de maio. Em seguida, será exibida no Memorial de Curitiba, de 1º de junho a 31 de julho.

Entre os artistas cujas obras integram a exposição estão Poty Lazarotto, Carlos Eduardo Zimermann, Mara de Toledo, José Antonio de Lima, Ruben Esmanhotto, Paula Schmidlin, Dulce Osinski, Armando Merege, Corina Ferraz, Jair Mendes, Lélia Brown, Solda, Mazé Mendes e Rogério Dias.

Os artistas selecionados não apenas retrataram o espaço como também fizeram parte de sua história. Poty Lazarotto, por exemplo, foi quem cortou a fita inaugural do Solar do Rosário em 1992, enquanto a primeira exposição foi de Eduardo Zimmermann. Curitiba aprovou o novo destino da casa histórica da Praça Garibaldi antes mesmo de conhecê-la, num verdadeiro ato de fé no trabalho que seria ali desenvolvido, relembra Regina Casillo, advogada e professora que fundou o Solar, ao lado do marido, o advogado e escritor João Casillo. Pouco a pouco, o Solar foi se tornando polo catalisador da arte e da cultura, complementa Regina, que atualmente administra o centro cultural junto com sua filha, a jornalista e produtora cultural Lucia Casillo Malucelli.

Neste quarto de século de trabalho, o Solar do Rosário lançou 41 livros, realizou centenas de exposições e muitos outros eventos artísticos. Atualmente, conta com programação fixa de mais de 40 cursos regulares em áreas como pintura, desenho, fotografia, literatura, cinema, línguas e cultura em geral, com dezenas de atividades em sua programação a cada mês.

Ao invés de uma cultura do consumo, buscamos estimular o consumo de cultura. Esta  sempre foi nossa busca, comenta Regina. O espaço promove a reunião de pessoas que querem agregar, professores que têm objetivos éticos e filosóficos em comum: recuperar os reais valores que regeneram a alma, que mostram outro foco para a vida.