O Coritiba deixou o gramado da Vila Belmiro no sábado amargando sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Diferente do que se costuma ver nos momentos de derrota, porém, o resultado de 1 a 0, definido por um gol irregular de David Braz, acabou dando moral ao elenco coxa-branca. É que mesmo com desfalques importantes, como Alan Santos, Anderson e Iago Dias, o time funcionou bem e conseguiu ter um desempenho superior ao do Santos, mesmo jogando fora de casa.

Os números da partida evidenciam o domínio dos paranaenses. Foram 23 arremates do Coxa (10 na meta) contra apenas sete do Peixe (três na meta). Em termos de oportunidade real de gol, foram oito boas chegadas do Coritiba, que aos 47 minutos do segundo tempo teve um pênalti desperdiçado por Alecsandro em sua estreia pelo clube em que o pai, Lela, brilhara.

Já o Santos levou perigo em três ocasiões, marcando seu gol em um lance duplamente irregular: depois do cruzamento para a área, Bruno Henrique desviou usando o braço e David Braz apareceu em posição de impedimento para marcar.

Além dos números, porém, outra evidência da superioridade coxa-branca é justamente o fato de o goleiro Vanderlei ter sido o nome da partida, e não apenas pelo pênalti defendido. Ao longo do jogo, foram pelo menos cinco grandes intervenções para evitar o empate dos visitantes.

Tivemos inúmeras oportunidades, mas méritos para o Vanderlei, que foi bem em alguns lances. Hoje parece que se ficássemos jogando aqui até meia-noite a bola não entraria, comentou o técnico Pachequinho em entrevista coletiva. “Mas é uma derrota que dá muito moral para nós”.

Para o treinador, a equipe jogou bem, com marcação adiantada e saída de bola forte. Mesmo tendo sofrido o gol, não mudou o padrão de jogo. Por tudo isso, seria possível vislumbrar um horizonte azul ao clube neste ano.

Ficamos tristes pelo resultado, mas muito contentes pelo que o time mostrou em campo. Chegar aqui e enfrentar uma equipe como o Santos de igual para igual mostra que temos potencial e estamos no caminho certo. Isso faz com que a gente continue da mesma forma, com o mesmo pensamento que o Coritiba vai ser muito forte nesse Brasileiro.