ANDERSON REGIO*
MONTE CARLO, MÔNACO (UOL/FOLHAPRESS) – Número dois do mundo, o tenista sérvio Novak Djokovic confirmou nesta segunda-feira (22), em um evento em Mônaco, a marca francesa Lacoste como sua nova parceira. O vencedor de 12 Grand Slams passará a usar a nova fornecedora no lugar da japonesa Uniqlo, a qual vestiu nas últimas cinco temporadas.
Na parceria com a Lacoste, Djokovic também será o “embaixador” da marca pelo planeta. O contrato assinado é válido por cinco anos.
A Lacoste, nova parceira de Djokovic, tem uma ligação estreita com o tênis. Fundador da marca, René Lacoste foi um dos principais nomes da história do tênis mundial ao vencer oito Grand Slams em simples e ser bicampeão da Copa Davis nos anos 1920. Além disso, foi presidente da Federação Francesa e também ficou famoso pelo lado inovador, como nas invenções da raquete de aço e do amortecedor de antivibração.
“Muito grato por essa honra. Lacoste é uma marca histórica e René Lacoste é uma personalidade única, grande campeão. Ele não revolucionou apenas o tênis, mas a moda também. É incrível estar ligado ao nome dele e ao seu legado. Realmente muito honrado e feliz com esse novo capítulo”, disse Dkokovic.
Sobre Lacoste, o fundador da marca, o tenista sérvio disse ter uma curiosidade em comum. “Ambos começamos batendo bola contra um muro. Eu adoro golfe, ele também adorava”, brincou.
Djokovic, por sua vez, vive um momento de transição na carreira. Depois de ter fechado o “Grand Slam” em 2016, ao conquistar pela primeira vez o título de Roland Garros, o tenista de 29 anos não conseguiu manter a mesma consistência, perdeu a liderança do ranking e só tem um título nesta temporada -ATP 250 de Doha.
Durante o momento mais instável, o sérvio demitiu toda a sua equipe técnica e anunciou, no último domingo, após o vice no Masters 1000 de Roma, o americano Andre Agassi como seu novo parceiro (pelo menos no Grand Slam francês).
“Conversei com Andre nas últimas semanas pelo telefone, e decidimos estar juntos em Paris. Não temos um compromisso a longo prazo. É apenas para tentar conhecer um ao outro um pouco. Ele ficará apenas por um certo período, e depois decidiremos o que irá acontecer”, disse.
Em Roland Garros, que começa no próximo fim de semana, Djokovic inicia a sua nova fase com treinador e fornecedor de uniforme, além de defender o título. Nas quadras francesas, terá o desafio de parar o espanhol Rafael Nadal, que voltou a ser dominante no saibro, para tentar voltar a ganhar um Grand Slam depois de um ano.
Na apresentação, inclusive, foi exibido o uniforme que marcará o início da parceria em Roland Garros.

*O repórter viajou a Monte Carlo a convite da Lacoste