SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um escritório de advocacia americano está convocando acionistas da JBS a ingressar com uma ação coletiva contra a empresa nos Estados Unidos por divulgação “enganosa” de informações a seus investidores.
Em comunicado, o Rosen Law Firm cita investigações envolvendo a companhia e afirma que está preparando ações coletivas para recuperar perdas sofridas por investidores da JBS. O escritório convoca acionistas da empresa a aderirem ao processo.
O Rosen Law representa investidores em ações coletivas contra empresas.
No Brasil, o escritório ficou conhecido por já ter aberto processos semelhantes contra Eletrobras, Petrobras Bradesco como base operações como Lava Jato -caso das duas primeiras- e Zelotes, no caso do Bradesco.
Nas suas alegações, o Rosen Law levanta o histórico das notícias envolvendo a JBS neste ano. O escritório cita a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que, em março, revelou um esquema de propina entre companhias e inspetores sanitários em algumas unidades produtoras de carne do país.
As ações da JBS caíram US$ 0,71 por papel ou mais de 9% em relação ao pregão anterior, prejudicando os investidores, afirma o Rosen Law.
O escritório menciona também a Operação Bullish, que investiga possíveis fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A investigação apura se houve supostas irregularidades na concessão de apoio financeiros pela BNDESPAr, subsidiária do BNDES, à JBS a partir de junho de 2007.
Em decorrência desse caso, afirma o Rosen Law, as ações caíram US$ 0,28 por papel, ou 8% ante a sessão anterior.
Por fim, a firma aborda a delação do empresário Joesley Batista, presidente da JBS, e a gravação do presidente Michel Temer.