O meia Anderson virou peça-chave na recuperação do Coritiba na temporada 2017. Com a presença do jogador em campo, o time fez suas melhores atuações no ano. Sem ele, teve raros momentos de êxito.

Essa realidade está retratada em números. Nos 12 jogos com Anderson em campo, o Coritiba somou 80% dos pontos disputados — nove vitórias, dois empates e uma derrota. Sem ele, o time conquistou apenas 30% dos pontos disputados — duas vitórias, dois empates e cinco derrotas. Desde o início dos pontos corridos, todos os times com aproveitamento de 30% ou menos foram rebaixados no Brasileirão.

A única derrota com Anderson em campo foi para o Cianorte, por 1 a 0, no Albino Turbay, pelas semifinais do Campeonato Paranaense.

Anderson não chegou a jogar com o técnico Carpegiani, que foi demitido no final de fevereiro. O treinador deixou o clube após sete jogos em 2017: duas vitórias, dois empates e três derrotas (aproveitamento de 38% dos pontos).

O técnico Pachequinho assumiu em seguida e tem até agora 15 partidas pelo Coxa em 2017, com com nove vitórias, dois empates e quatro derrotas (aproveitamento de 64%).

Pachequinho só não contou com Anderson em três partidas: nas derrotas para os reservas do Atlético-PR (2 a 0 na Arena), para o Londrina (1 a 0 no Café) e 1 a 0 para o Santos (na Vila Belmiro).

Anderson sofreu uma lesão muscular na partida de estreia no Brasileirão, contra o Atlético-GO. A previsão de recuperação é de três semanas.

O DESEMPENHO DO CORITIBA EM 2017

Com Anderson
80% de aproveitamento
29 pontos em 12 jogos
9 vitórias
2 empates
1 derrota

Sem Anderson
30% de aproveitamento
8 pontos em 9 jogos
2 vitórias
2 empates
5 derrotas

Com Pachequinho
64% de aproveitamento
29 pontos em 15 jogos
9 vitórias
2 empates
4 derrotas

Com Carpegiani
38% de aproveitamento
8 pontos em 7 jogos
2 vitórias
2 empates
3 derrotas