SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Cleveland Cavaliers deu um susto em seus torcedores, mas se recuperou e voltou a vencer o Boston Celtics na final da Conferência Leste. Nesta terça-feira (23), pela quarta partida da série, a equipe comandada por Tyronn Lue sofreu um ‘apagão’ no primeiro tempo, mas acordou na parte final do confronto para garantir o triunfo por 112 a 99.
Com o resultado, o Cleveland abriu 3 a 1 na disputa, ficando a um jogo da grande decisão da NBA. Agora, com uma vantagem de dois jogos, o Cleveland Cavaliers precisa de apenas uma vitória para reeditar a final das duas últimas temporadas da NBA, quando ganhou uma e perdeu outra para o Golden State Warriors.
Para isso, terá de vencer na próxima quinta-feira (25), quando a série volta para Boston, no TD Garden. Caso fracasse, ainda terá uma oportunidade em casa no sábado (27), quando as equipes voltam para Ohio. Um sétimo jogo, em Massachusetts, só será disputado se a série ficar empatada por 3 a 3.
O primeiro tempo foi praticamente dominado pelo Boston Celtics. Mesmo sem sua estrela Isaiah Thomas, a equipe mostrou um belo jogo coletivo e terminou com grande vantagem graças ao desempenho de Jae Crowder, Kelly Olynyk e Avery Bradley.
Por outro lado, LeBron James, principal jogador dos Cavaliers, sofreu. Apagado no ataque, um dos melhores jogadores do mundo abusou das faltas e foi tirado de quadra ainda na metade do segundo quarto já com quatro faltas cometidas — na sexta o atleta é excluído da partida. A etapa inicial terminou 57 a 47 para os visitantes.
Com dez pontos atrás, o Cleveland precisaria mudar sua postura para entrar na partida. E foi o que a equipe fez. Com o apoio dos mais de 20 mil torcedores, e LeBron em quadra — mesmo que abaixo do que era esperado —, os Cavaliers melhoraram no terceiro quarto e conseguiram virar a partida. Faltando pouco mais de dois minutos para o começo do último tempo, os donos da casa conseguiram deixar o marcador em 73 a 72.
Se LeBron estava contido por conta das quatro faltas — mesmo assim terminou com 34 pontos —, Irving sobrou na reta final. Chamando a responsabilidade, o armador encarou os marcadores e foi o grande nome da virada dos Cavaliers. O camisa 2 terminou com 42 pontos (cestinha da partida), três rebotes e quatro assistências.