SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em um telefonema no mês passado por fazer um “trabalho inacreditável sobre o problema das drogas” em seu país -onde a controversa política governamental de combate a essas substâncias já deixou milhares de mortos-, de acordo com a transcrição da conversa obtida pelo jornal americano “The New York Times” e publicada nesta terça (24).
Trump também se gabou de que os Estados Unidos têm “dois submarinos nucleares” próximos à costa da Coreia do Norte, mas disse que não quer usá-los.
Os dois líderes discutiram ainda a questão da Coreia do Norte e a potencial influência da China, afirmou o NYT, citando partes de uma transcrição filipina da teleconferência ocorrida em 29 de abril e que circulou nesta terça (24), sob o rótulo de “confidencial”, pela divisão americana do Ministério das Relações Exteriores filipino.
O jornal americano disse que um alto funcionário do governo Trump em Washington, que preferiu manter o anonimato, confirmou que a transcrição era uma representação precisa do conteúdo do telefonema.
Quase 9.000 pessoas, a maioria usuários de drogas e pequenos traficantes, foram mortos nas Filipinas desde que Duterte assumiu o cargo, em 30 de junho. Durante a campanha, o líder filipino prometera acabar com as drogas no país.
“Eu só queria parabenizá-lo porque tenho ouvido a respeito do seu trabalho inacreditável sobre o problema das drogas”, disse Trump, segundo o NYT.
“Muitos países têm esse problema, nós temos esse problema, mas que grande trabalho você está fazendo e eu só queria ligar para dizer isso a você.”
Trump também teria dito que um “grande, grande conflito” com a Coreia do Norte é possível devido aos programas nuclear e de mísseis norte-coreanos, e que todas as opções estão na mesa, mas que ele quer resolver a crise de forma diplomática.
Segundo o NYT, Trump disse a Duterte que Washington tem “muito poder de fogo lá”. “Temos dois submarinos -os melhores do mundo. Temos dois submarinos nucleares, não que queiramos usá-los”, afirmou o presidente americano.
Em certo momento, Trump pergunta ao presidente filipino se o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é “alguém estável ou instável”. Duterte responde que considera Kim instável, observando que ele sempre é visto rindo em imagens de lançamento de mísseis e testes nucleares.
Os dois presidentes, por fim, comentaram a influência potencial da China e Duterte prometeu ligar para o presidente Xi Jinping. Trump lembrou havia se encontrado com Xi em seu resort na Flórida e o chamou de “um bom sujeito”.
Rodrigo Duterte foi eleito em maio de 2016 por uma enorme margem e é muitas vezes comparado a Trump por também ter sido um candidato de fora da política tradicional de seu país.