No próximo sábado, dia 27 de maio, os Colégios Maristas Paranaense e Santa Maria realizarão o XIV Seminário Marista de Profissões. Gratuito e aberto para alunos de outras escolas públicas e privadas, o seminário vai proporcionar o contato dos futuros universitários com diversos profissionais e instituições de ensino superior.

Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Sandro Coelho, o objetivo do evento é auxiliar os estudantes do Ensino Médio na escolha profissional. É uma oportunidade para os participantes vivenciarem a realidade do mercado de trabalho por meio de palestras, bate-papos e oficinas com profissionais de diversas áreas, explica.

Durante o evento serão realizadas mais de 40 palestras sobre diferentes carreiras, com a participação de várias instituições de ensino superior, como a Faculdades Pequeno Príncipe, PUCPR, Unibrasil, Unicuritiba, UFPR, Universidade Positivo, FAE Centro Universitário, Universidade Tuiuti e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Também serão disponibilizadas informações sobre intercâmbios e dupla diplomação.

Para Marco Boin, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, o seminário mostra aspectos da realidade das profissões aos alunos e os aproxima do mercado. É um momento de reflexão sobre o tipo de profissionais que querem ser e como podem contribuir com a sociedade, acredita.

O destaque desta edição são as atividades especiais. Na área do Direito, haverá apresentação de um júri simulado, com a interpretação do julgamento de um caso real. Já para os interessados em licenciatura, acontecerá um bate-papo sobre o novo jeito de formar docentes nas áreas de Ciências Biológicas, Química, Matemática, Física, Filosofia, Ciências Sociais, História, Música, Educação Física, Pedagogia e Letras. E na área de Economia, haverá uma exposição sobre o curso e uma atividade prática com competição de forma lúdica baseada na Teoria dos Jogos – área da Economia sobre a tomada de decisões estratégicas.

“A informação, bem como o autoconhecimento, são os pilares de uma escolha profissional mais consciente e madura. Este ano teremos uma atividade bastante comum em congressos, haverá uma sala com painéis informativos com a presença de profissionais para conversar com os jovens sobre planejamento, investimentos e finanças pessoais”, revela a psicóloga Selena Garcia Greca, membro da comissão organizadora do seminário.

O seminário faz parte do Projeto de Orientação Vocacional e Profissional das escolas Maristas de Curitiba e será realizado no Colégio Marista Santa Maria, das 8h às 17h. Durante todo o dia, as cantinas do colégio estarão funcionando com almoço self service e haverá quatro foodtrucks com lanches.

 

Serviço: Seminário Marista de Profissões – Colégio Marista Santa Maria e Colégio Marista Paranaense 

Dia:  27 de maio (sábado)

Horário: 8h às 17h

Endereço: Rua Joaquim de Matos Barreto, 98, São Lourenço, Curitiba – PR.

Programação completahttp://bit.ly/SeminarioProfs