O Atlético Paranaense lançou nesta quinta-feira (25) o projeto Rubro-Negro é quem tem raça. O objetivo, segundo o clube, é destacar os seguintes princípios entre os jogadores: comprometimento, competitividade, raça e responsabilidade.

O projeto tem como alvo as categorias de base do Atlético. Quem vai comandar o trabalho é o ex-volante Thiago Cocito, 39 anos, campeão brasileiro de 2001 e vice da Libertadores 2005 pelo Atlético Paranaense. Como jogador, marcou sua passagem pelo clube pelo profissionalismo fora de campo e pela raça dentro do gramado.

Cocito terá encontros semanais com atletas e comissões das categorias de base, em grupos e individuais. No projeto, os atletas também terão aulas sobre a história do Atlético. Ao mesmo tempo, o clube terá o projeto Espírito Vencedor, que promoverá encontros com ex-jogadores e personalidades da história do Atlético, com Cocito como mediador.

Vamos fortalecer cada vez mais o espírito vencedor do clube, tendo vivo em nossa mente que a camisa rubro-negra só se veste por amor, disse Cocito.

O presidente do Atlético, Luiz Sallim Emed, explicou a escolha do ex-volante. Nós escolhemos o Cocito por representar tudo isso: dedicação, espírito de luta, vontade de ‘dar o sangue’ e lutar pelas coisas do Atlético. É esta simbologia e este espírito que queremos passar para vocês (atletas das categorias de base), disse.

Na entrevista coletiva de lançamento do projeto, Cocito também falou sobre a meta do Atlético, de conquistar o título mundial em dez anos. Aproveito a oportunidade para dizer: você não acredita ser possível esta conquista? Peço para sair. Vão embora. Pois muitos aí fora querem o seu lugar e estarem juntos aos troféus que iremos levantar, afirmou.