MARINA DIAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Michel Temer escolheu o economista Paulo Rabello de Castro para assumir o BNDES no lugar de Maria Silvia Bastos Marques, que pediu demissão nesta sexta-feira (26). Rabello de Castro era presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde maio de 2016, quando Temer assumiu o Planalto como presidente interino.

Em nota, o peemedebista disse que Castro aceitou o convite e que “começará seu trabalho na instituição já na próxima semana”. A escolha de Castro foi tomada em reunião do presidente com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A rapidez na escolha teve como objetivo minimizar o impacto da saída no mercado financeiro.

A avaliação no Palácio do Planalto é de que o pedido de demissão de Maria Silvia criou uma instabilidade, uma vez que ela era tida como uma avalista da credibilidade da gestão peemedebista na área econômica, e pode impactar no apoio de setores empresariais ao presidente, que tem sofrido perdas desde a semana passada. Em médio prazo, no entanto, a perspectiva é de que melhore a relação dos setores empresariais com a possibilidade de liberação mais rápida de financiamentos e créditos.