SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Reino Unido reduziu neste sábado (27) o nível de alerta de terrorismo de “crítico”, que indicava a iminência de um atentado, para “grave”, que é o nível em que já se encontrava antes da explosão em Manchester no início da semana.
Com a redução do nível de alerta, os quase 1.000 soldados que haviam sido mobilizados para reforçar a segurança devem deixar as ruas do país a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (29).
“O público deve ter consciência do que isso significa. Um nível de alerta grave significa que um ataque é muito provável. O país deve se manter vigilante”, declarou a primeira-ministra Theresa May.
A polícia também fez novos avanços na investigação sobre a atuação de uma rede que teria dado suporte a Salman Abedi, homem-bomba responsável pelo atentado que matou 22 pessoas na saída de um concerto de Ariana Grande na segunda-feira (22). Foram detidos dois novos suspeitos, elevando para 11 o número de pessoas presas em conexão com a explosão.
Há indícios de que o atentado tenha conexão com extremistas do Estado Islâmico na Líbia, onde vive a família do homem-bomba responsável pelo ataque. O pai e um irmão de Abedi foram presos nesta semana em Trípoli, capital da Líbia.
O atentado a Manchester é o pior no país desde o ataque contra o sistema de transporte público de Londres em 2005, que deixou 52 mortos.
Ariana Grande anunciou na sexta-feira (26) que pretende se apresentar novamente em Manchester, desta vez em um concerto beneficente para arrecadar fundos para as vítimas do ataque.