SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Danilo Verpa, Avener Prado e Victor Parolin, repórteres fotográficos da Folha de S.Paulo, foram contemplados pelo prêmio POY Latam nas categorias “Notícias Individual”, “O Futuro das Ciudades” e “Multimídia (Vídeo Curto)”, respectivamente.
Os resultados foram anunciados em Barcelona neste sábado (27).
Verpa obteve o terceiro lugar na seção destinada a fotos noticiosas individuais com uma imagem que retratava o corpo de Gleibison de Souza Rodrigues, 28, morto em abril passado na periferia do Recife. O assassinato ocorreu durante onda de violência que assolou Pernambuco no começo deste ano.
Nacho Doce, espanhol radicado em São Paulo, ficou com o primeiro lugar nessa categoria, com a fotografia de um bebê com microcefalia retratado em Pernambuco.
O segundo prêmio foi para o também espanhol Santi Palacios, que retratou o desembarque de refugiados, entre os quais um bebê, na ilha de Lesbos.
O desastre ambiental causado pelo rompimento de barragem da Samarco em Mariana (MG) foi o tema da série com que Avener Prado conquistou o segundo lugar na categoria que inquire sobre o futuro das cidades.
Registradas em longa exposição na região que ficou coberta de lama após o desastre, as dez imagens da série têm um ar espectral.
O vencedor da seção foi Gustavo Minas, com um conjunto de imagens sobre o cotidiano da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.
Victor Parolin obteve o primeiro lugar entre os trabalhos multimídia de curta duração com um vídeo feito para a TV Folha sobre bebês nascidos com microcefalia no Nordeste brasileiro, após o surto de zika.
Criado por Loup Langton e Pablo Corral Vega, da rede Nuestra Mirada, o prêmio POY Latam existe desde 2011 com o objetivo de reconhecer o trabalho documental e artístico de fotógrafos ibero-americanos.
O concurso é um braço do Pictures of the Year International (POY), criado em 1944 pela escola de fotojornalismo da Universidade de Missouri-Columbia, nos EUA. Além do POY, promovem a premiação a Diputación de Barcelona e a Casa América Catalunya.
O concurso distribui três prêmios de US$ 1.500 em dinheiro: Fotógrafo Ibero-Americano do Ano, Prêmio Nuestra Mirada e Prêmio Carolina Hidalgo Vivar de Meio-Ambiente.
Neste ano, os agraciados com esses prêmios foram, respectivamente, o português Daniel Rodrigues e os espanhóis Cesar Dezfuli e Javier Arcenillas.
Os demais ganhadores, caso dos premiados da Folha de S.Paulo, recebem certificados enviados digitalmente.