Atlético Paranaense e Flamengo empataram em 1 a 1, nesse domingo (dia 28) à tarde, na Arena da Baixada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em penúltimo lugar, com um ponto. A equipe carioca é a oitava colocada, com cinco pontos.

A partida marcou a estreia do técnico Eduardo Baptista no comando do Atlético. Ele substitui Paulo Autuori, que foi promovido para o cargo de manager.

Depois do jogo, Baptista fez elogios ao time. Clique aqui para ver como foi a entrevista do treinador.

A troca provocou mudanças no estilo de jogo. O esquema tático 4-2-3-1 de Autuori foi substituído pelo 4-1-4-1 de Baptista. Rossetto ganhou mais liberdade ofensiva com ess mudança. No aspecto ofensivo, o time apresentou mais variações e nova dinâmica. Defensivamente, a equipe foi mais compacta, com a linha do meio-campo mais próxima da linha defensiva.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

FATOR CAMPO
O Atlético vinha de três derrotas seguidas na Arena (para Grêmio, Coritiba e San Lorenzo). No total do ano, o time rubro-negro tem 6 vitórias, 7 empates e 3 derrotas como mandante.

SUPREMACIA
O Atlético tem amplo domínio sobre o Flamengo na Arena. O time carioca só venceu o Furacão uma vez na Arena, desde a inauguração em 1999: foi em 2011 pela Copa Sul-Americana, por 1 a 0, gol de Ronaldinho Gaúcho. Nos demais confrontos, foram 13 vitórias do time paranaense e 5 empates.

GENERAL
O zagueiro Thiago Heleno marcou o gol do Atlético no jogo. Foi o 7º dele nos 64 jogos pelo clube. Em 2017, ele tem dois gols marcados. O “General” do Furacão foi o melhor em campo contra o Flamengo. Clique aqui para ver as notas para os jogadores.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha Felipe Gedoz, lesionado. Eduardo Baptista manteve os mesmos titulares de Autuori, mas apresentou uma novidade tática. Saiu o 4-2-3-1 utilizado por Autuori e apareceu o 4-1-4-1. Otávio era o único volante. Rossetto e Lucho ficaram como meias-centralizados. Pablo (esquerda) e Nikão (direita) eram os extremos (ou meias-pontas).

Os desfalques do Flamengo eram Diego, Everton, Berrío, Gabriel, Ederson, Donatti e Conca. O time carioca usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
Com novo técnico, o Atlético mostrou nova postura em campo. Rossetto e Lucho tiveram mais liberdade pelo centro do campo e construíram boas jogadas, apesar de alguns erros individuais. Além dos dois, havia mais movimentação e trocas de posições entre os jogadores, deixando o time mais criativo. No aspecto defensivo, a equipe atuou mais compacta, com a linha de meio-campo muito próxima da defesa.

O Flamengo não tinha espaços para jogar e sofreu no início. No entanto, aos 23 minutos, conseguiu chegar ao ataque. E, na primeira jogada ofensiva, abriu o placar. Pará cruzou e Mancuello ficou livre para cabecear. Falha geral do sistema defensivo do Atlético.

O time da casa seguiu atacando. Aos 25, Nikão cabeceou no travessão. Aos 31, Grafite desperdiçou grande chance. Aos 40, Grafite recebeu na área e mandou na trave. O Flamengo não conseguiu mais atacar no primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o velocista Douglas Coutinho entrou no lugar do meia Nikão. O esquema seguiu o mesmo. O Flamengo voltou mais avançado e equilibrou o jogo no segundo tempo. No entanto, o Atlético chegou ao empate já aos 10 minutos. Rossetto cobrou escanteio e Thiago Heleno cabeceou no canto: 1 a 1. O jogo seguiu equilibrado após o gol.

SUBSTITUIÇÃO
O Atlético mudou do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1 aos 16 do 2º. Lucho deixou o campo e entrou o meia-atacante Guilherme que ficou centralizado na linha de três meias ofensivos. Rossetto recuou e virou volante, ao lado de Otávio. A partida seguiu equilibrada. Aos 26, troca de centroavantes: saiu Grafite e entrou Ederson, recém-contratado. O Atlético passou a atacar mais, mas não conseguiu a virada.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 44% de posse de bola, 12 finalizações (6 certas e 2 na trave), 85% de precisão nos passes e lançamentos e 4 escanteios. O Flamengo somou 10 finalizações (4 certas), 89% de precisão nos passes e 3 escanteios. Os dados são do WhoScored.

ATLÉTICO 1 x 1 FLAMENGO
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otavio; Nikão (Douglas Coutinho), Rossetto, Lucho (Guilherme) e Pablo; Grafite (Ederson). Técnico: Eduardo Baptista
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar, Willian Arão, Mancuello (Lucas Paquetá) e Matheus Sávio (Vinícius Junior); Guerrero. Técnico: Zé Ricardo
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Gols: Mancuell (23-1º) e Thiago Heleno (10-2º) 
Cartões amarelos: Pablo (A).
Público: 19.923 pagantes
Renda: R$ 470.765
Local: Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Grafite faz o pivô na área e rola para Pablo, que chuta forte, ao lado.
13 – Nikão chuta de longe e acerta o canto. Muralha defende.
14 – Jonathan cruza. A bola toca no braço do defensor. O Atlético pede pênalti.
23 – Gol do Flamengo. Pará cruza da intermediária. Mancuello entra livre, no espaço entre os zagueiros, e cabeceia no canto.
25 – Pablo cruza da esquerda. Nikão cabeceia no travessão.
31 – Grafite rouba a bola, tabela com Pablo e sai na cara do gol. Ele chuta e Alex Muralha espalma.
37 – Grafite chuta de fora da área. A bola raspa a trave.
40 – Jonathan toca. Grafite recebe na área, dribla o zagueiro e chuta na trave. Sidcley pega o rebote e chuta. Rafael Vaz salva.

Segundo tempo
9 – Falta na direita. Mancuello cruza. Guerrero cabeceia no ângulo. Weverton faz defesa espetacular.
10 – Gol do Atlético. Rossetto bate o escanteio. Thiago Heleno sobe e cabeceia no canto.
21 – Mancuello bate escanteio. Rafael Vaz cabeceia perto.
24 – Grafite invade a área e chuta cruzado. Muralha defende.
30 – Sidcley lança. Douglas Coutinho entra na cara do gol e chuta. Muralha sai bem e abafa.
35 – Vinícius Jr recebe na área e chuta cruzado. Weverton defende.
43 – Lucas Paquetá cruza. A zaga falha. Guerrero fica na cara do gol, mas chuta fraco.