A Regional CIC, única entre os dez postos avançados da Prefeitura a não ter sede própria, tem um projeto inovador de Rua da Cidadania. De rápida implantação e baixo custo comparativamente às estruturas similares existentes na cidade, a Rua da Cidadania da CIC tem o diferencial de ser modular em estruturas de contêineres, podendo ter os espaços adequados às necessidades de atendimento ou até mesmo ser realocada para outra área, se houver necessidade.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a pedido do prefeito Rafael Greca após a visita técnica à Regional CIC, em 24 de março, e integra o processo de resgate do planejamento com foco nas regionais determinado por esta gestão.

É importante que Curitiba use as suas energias para definir seu futuro. No cenário de crise pelo qual passamos, temos que agir como se fôssemos uma cidade única, que com os próprios recursos precisa superar as dificuldades, afirmou o prefeito.

 

Projeto sustentável

A Vila Nossa Senhora da Luz será o endereço da Rua da Cidadania, num espaço ocioso que gerava insegurança na região. O projeto prevê a integração dos equipamentos públicos existentes na área, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o CRAS Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, bem como a incorporação da estrutura do Centro Cultural CIC, construção que não foi finalizada pela gestão anterior.

A ideia foi fazer um projeto no limite da sustentabilidade. Se em algum momento, no futuro, for necessário dar novo uso ao espaço, a estrutura poderá ser realocada, explicou o autor do projeto, arquiteto João Guilherme Dunin, do setor de Projetos Especiais do Ippuc.

Dunin disse que foram estabelecidos módulos para cada função da Rua da Cidadania, que ocupará uma área aproximada de 3,5 mil m². A estrutura de atendimento estará em contêineres de 40 pés. Serão 110 contêineres em três pavimentos, onde estarão os núcleos das secretarias municipais, serviços estaduais, sanitários, lanchonete e toda a estrutura de administrativa da regional.

O equipamento também irá integrar as duas ruas principais (David Xavier da Silva e Orlando Luís Lamarca) do entorno da Praça Enoch Araújo Ramos, ligando duas partes da Vila Nossa Senhora da Luz, hoje divididas por uma barreira topográfica.

O ginásio da Rua da Cidadania será o Pavilhão do Skate, equipado com pistas para a prática das modalidades street e vertical com diferentes graus de dificuldade. No interior do ginásio haverá uma combinação de bowl, pool e rampas interligadas com arquibancadas móveis. Na parte externa será criada uma estrutura para a prática de street, com escadas, trilhos e calçadas, explicou Dunin.

 

Ruas da Cidadania

As Ruas da Cidadania foram criadas na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito (1993-1996). Financiados com recursos do BID (num pacote que também trouxe a inovação dos ônibus biarticulados para a cidade), os equipamentos consolidaram a descentralização administrativa com a oferta de serviços e também a integração de transporte.
Ao final daquele mandato, Greca havia inaugurado as Ruas da Cidadania do Carmo (Boqueirão), Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade e deixado encaminhadas as obras das Ruas da Matriz e Boa Vista, que foram inauguradas no primeiro semestre em 1997. Em 2001 foi inaugurada a Rua da Cidadania da Regional Bairro Novo; em 2015 a Rua da Cidadania do Tatuquara e em 2016, a Rua da Cidadania do Cajuru.

Vila Nossa Senhora da Luz

Localizada na região Oeste de Curitiba, a CIC é o berço da Vila Nossa Senhora da Luz, o primeiro conjunto habitacional de Curitiba. A CIC é a maior regional da cidade em extensão territorial. Os quatro bairros que formam a regional (CIC, Augusta, São Miguel e Riviera) somam 63,46 km² de área, o que equivale a 14,59% do território de Curitiba. A população da regional é de 200 mil pessoas, segundo estimativas de 2016 do setor de Banco de Dados do Ippuc. Em 2010, pelo Censo do IBGE, a regional tinha 171.480 habitantes.

A Administração Regional da CIC funciona atualmente na Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470, em um imóvel alugado. O administrador regional é Raphael Keiji Assahida. O telefone de atendimento é o 3212-1553 e o e-mail: [email protected]. Acesse a lista de serviços oferecidos na regional: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cic-administracao-regional/85

Cronologia 
1966 – Inauguração da Vila Nossa Senhora da Luz, primeiro conjunto habitacional de Curitiba.

Ainda na década de 1960 – Criação do Distrito Industrial do Barigui.

1973 – Delimitação da área destinada à implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) – Decreto nº 30/1973.

1975 – O território que constitui a CIC passa a ser o 75º bairro entre os 75 bairros em que a cidade de Curitiba foi oficialmente dividida – Decreto nº 774/1975.

2005 – Criada a Administração Regional da CIC, através do Decreto nº 665/05.

2015 – Com nova subdivisão, a cidade passa a ter dez Administrações Regionais. A Administração Regional da CIC é constituída pelos bairros CIC, Augusta, São Miguel e Riviera.