Atualmente, cerca de 6 milhões de pessoas morrem todo ano em virtude do cigarro e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) esse número pode subir. O tabagismo já é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Para alertar sobre as mortes evitáveis causadas pelo tabagismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra todo dia 31 de maio do Dia Mundial sem Tabaco.
A epidemia global do tabagismo mata milhões de pessoas por ano. Nesta conta, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030, segundo estudo da OMS e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
As mais de 4 mil substâncias presentes no cigarro provocam alterações no sangue, bioquímicas e hormonais que alteram a fisiologia normal do organismo. O tabagismo está relacionado, principalmente, a doenças respiratórias e do sistema cardiovascular, além dos cânceres de pulmão e de garganta. Com relação às doenças respiratórias, as mais recorrentes são enfisemas pulmonares, bronquite, infecções respiratórias, e até embolia pulmonar.